

(Imagem: reprodução)
Redação
Notícias Gerais
Uma mensagem indicando que a Polícia Militar e a Guarda Municipal estaria multando quem estivesse no carro ou em moto sem o uso de máscara de proteção foi amplamente compartilhada, nos últimos dias, nas redes sociais. No entanto, o conteúdo do aviso trata-se de uma fake news, ou seja, uma notícia falsa, conforme aponta nota publicada pelas duas instituições citadas, nesta quinta-feira (30).
“Informamos que as informações são falsas, uma vez que tal procedimento não foi determinado pelo governo do estado o município”
– destaca o comunicado.
Assinada pelo coronel Hudson Abner Pinto, comandante da 13ª Região da Polícia Militar, e por Itamar José de Souza Júnior, da Guarda Civil Municipal de Barbacena, a nota confirma que a Lei 23.636, publicada pelo governador Romeu Zema (Novo), torna obrigatório o uso de máscaras de proteção como prevenção ao novo coronavírus em Minas Gerais. Porém, “o documento não menciona a situações em veículos particulares”.
Máscaras obrigatórias em Minas Gerais
Sancionada por Zema em 17/4, a lei que obriga o uso de máscaras aplica-se apenas para pessoas que atuam em determinadas situações, são elas: profissionais que prestam atendimento ao público em órgãos e entidades públicos, nos sistemas penitenciário e socioeducativo, nos estabelecimentos comerciais, industriais, bancários, rodoviários e metroviários, nas instituições de acolhimento de idosos, nas lotéricas e nos serviços de transporte público e privado de passageiros de competência estadual.