Início Opinião EDITORIAL: SOMOS TODOS CONTRA A PANDEMIA DE COVID-19 E A DESINFORMAÇÃO

EDITORIAL: SOMOS TODOS CONTRA A PANDEMIA DE COVID-19 E A DESINFORMAÇÃO

Design: Lucas Maranhão / Notícias Gerais


Há cerca de um ano, o portal Notícias Gerais entrava no ar: começava, no dia 1 de março de 2020, a proposta jornalística de um veículo com independência editorial, sem vínculo com grupos políticos locais ou grandes conglomerados de mídia, disposto a voltar as atenções à pluralidade de vozes, redação de reportagens investigativas e relativas ao jornalismo de dados – sempre com ética na apuração. Coincidentemente, naquele mesmo período, o novo coronavírus iniciava uma trajetória infeliz pelo interior do Brasil – chegando a Minas Gerais e aos municípios do Campo das Vertentes.

Desde então, o NG tem acompanhado, diariamente, o avanço da Covid-19. No estado, a primeira confirmação de caso ocorreu no dia 8/3, ainda na primeira semana que o portal estava no ar. Segundo informações divulgadas pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais, tratava-se de uma mulher, de 47 anos, que reside em Divinópolis e tinha histórico de viagem à Itália.

Em São João del-Rei, por sua vez, o primeiro paciente foi diagnosticado no dia 24/3. Ele também tinha viajado para fora do Brasil e foi notificado dias depois do suposto primeiro caso de morador da cidade ser sinalizado em 21/3, mas descartado em seguida.

No outro município polo microrregional, Barbacena, a primeira pessoa que foi identificada com a doença foi um jovem que viajou para Cabo Frio, conhecida cidade turística do litoral do Rio de Janeiro. O caso foi confirmado pelo Executivo no dia 1/4.

Demorou algumas semanas, mas, em seguida, vieram os primeiros testes positivos de Covid-19 em pequenas cidades da região. Em Santa Cruz de Minas, por exemplo, o primeiro caso foi no dia 10/5. Já em Lagoa Dourada, Tiradentes, Conceição da Barra de Minas e Prados, as confirmações iniciais da doença ocorreram em junho – nos dias 5, 8, 13 e 16, respectivamente. Enquanto isso, Ibertioga demorou até o dia 24/8 para detectar a primeira pessoa com o novo coronavírus.

De lá pra cá, os casos confirmados na região foram crescendo exponencialmente, seguidos pelos óbitos relacionados a doença – que, até esta sexta-feira (26), provocou a morte de mais de 300 mil brasileiros e mais de 22 mil mineiros desde o início da pandemia.

Em contrapartida, ainda em menor escala proporcional, a ciência tem alcançado descobertas consideráveis: entre elas, a possibilidade de reinfecção e a produção e a distribuição da vacina em território nacional, em parceria com farmacêuticas estrangeiras.

Entretanto, a sociedade tem enfrentado um outro problema: a proliferação de conteúdos voltados à desinformação e que defendem práticas ainda sem comprovação científica contra a Covid-19.

Em tempos da maior crise sanitária da história recente, principalmente no ambiente on-line, é preciso combater narrativas negacionistas e anti-vacina. Não podemos abrir espaço para questões que atentem contra a saúde pública e vida dos brasileiros.

Conforme relatado em boletins epidemiológicos recentes, setores de terapia intensiva estão sinalizando ocupação de quase 100% durante o enfrentamento à pandemia.

Faz um ano que o distanciamento social começou a ser recomendado pelos especialistas da área médica. Mas houveram inúmeros casos de desrespeito às orientações e promoção de aglomerações, que facilitam o contágio da Covid-19.

Esta nova realidade social – que pede o uso de máscara, higienização constante de superfícies e cuidado com sintomas gripais – pode provocar ainda impactos psicológicos nos cidadãos. No entanto, ainda não é hora para flexibilizarmos questões do dia-a-dia.

Por isso, neste sábado (27), o Notícias Gerais reforça: se puder, fique em casa. Se for sair, não se esqueça dos métodos de proteção. E, mais do que nunca, informe-se.

Só com a ciência, e o apoio de todos, conseguiremos superar essa crise.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui