Início Gerais Cotidiano EPCAR RECEBE NOVOS ALUNOS COM MÁSCARA, ÁLCOOL EM GEL E AUMENTO DA...

EPCAR RECEBE NOVOS ALUNOS COM MÁSCARA, ÁLCOOL EM GEL E AUMENTO DA CIRCULAÇÃO EM BARBACENA

Fotos: Sargento Valentim e Sargento Domingos / Epcar

Redação
Notícias Gerais *


A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar) recebeu, na tarde do último sábado (27), seus 188 novos alunos, aprovados no exame de admissão deste ano, seguindo os protocolos de segurança contra a covid-19.

No ano passado, a Epcar resistiu a adotar o uso de máscaras e o distanciamento social e, após a contaminação de mais de 200 internos, Barbacena se tornou a cidade de Minas Gerais com maior taxa de incidência de casos de Covid-19 por cem mil habitantes.

Agora, apesar do receptivo dos novos alunos ter sido organizado obedecendo aos protocolos sanitários e a cerimônia ter sido vetada aos familiares, o evento causou grande circulação de pessoas em Barbacena, cidade que enfrenta o pior momento da pandemia, com todos os leitos de UTI ocupados desde a última sexta (26) e 109 mortes confirmadas.

Fotos: Sargento Valentim e Sargento Domingos / Epcar

Circulação em família

A grande circulação de pessoas na cidade foi provocada não apenas pela chegada dos 188 novos alunos, mas também pelos familiares de vários deles, que vieram acompanhá-los. Caso da família do novo aluno Victor Alessandro Pereira do Carmo, de 15 anos, natural do Rio de Janeiro.

Segundo informações da Epcar, ele foi estimulado a escolher a carreira pelo pai, o 2º sargento Alessandro Faria do Carmo, que também é militar da Aeronáutica. a despeito do surto de covid registrado em 2020, Carmo não hesitou em deixar o filho na Epcar. “É uma grande satisfação vê-lo estar seguindo a carreira do pai. É com muita alegria que o entrego hoje, porque sei que a Epcar é uma escola que vai prepará-lo não apenas para a carreira militar, mas para a vida, porque aqui se faz tudo com excelência”, destacou.

A recepção dos novos alunos foi acompanhada de perto pelo diretor de Ensino da Aeronáutica, major-brigadeiro do Ar Marcos Vinícius Rezende Mrad, e pelo comandante da Epcar, brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, além dos militares que integram o efetivo de Corpo de Alunos e da Comissão responsável pelo processo seletivo. Habitualmente, esta recepção ocorre no mês de janeiro, contudo, devido à pandemia, várias fases do processo seletivo foram adiadas, ocasionando também o adiamento da apresentação dos mesmos na Escola.

“No ano passado, nós tivemos que enfrentar alguns obstáculos, principalmente no que se refere aos processos seletivos, ocorrendo adiamentos. Mas o mais importante é que está havendo esta continuidade que é desejável e necessária para a Força Aérea. Com o envolvimento de toda a Escola e um serviço muito bem prestado, não apenas na parte de segurança, mas principalmente na parte da saúde, todos os protocolos foram seguidos à risca para que o jovem que está sendo entregue hoje pelos seus pais, para a guarda da Força Aérea Brasileira, sejam bem cuidados e bem
protegidos”, enalteceu o diretor de Ensino da Aeronáutica.

Etapas do ingresso

De acordo com a escola preparatória, a realização do sonho dos jovens de ingressar na Epcar é marcada por várias etapas. E em todas elas o futuro aluno já vislumbra certos momentos e acontecimentos que são tradicionais. A despedida da família é um destes momentos, no qual a emoção toma conta e o coração aperta. Outro momento que é muito esperado pelos futuros alunos, é quando eles ingressam pelos portões da instituição, pela primeira vez como um grupamento e, um a um, fazem a subida solene nas escadarias do prédio do Comando da Epcar e se apresentam ao comandante da Escola, tudo sob os olhares atentos dos pais orgulhosos.

Devido à decretação da Onda Roxa em Barbacena em decorrência da pandemia, esse evento não contou com a presença dos pais e foi realizado na manhã de domingo (28/03), em formato mais simplificado, observando-se todos os protocolos de segurança, porém, sem deixar de lado a formalidade e a importância do ato. O brigadeiro do Ar Paulo Ricardo
da Silva Mendes recebeu os estagiários e destacou a importância deste momento para a Escola e para os futuros alunos.

“É motivo de muito orgulho e muita satisfação para nós, pois este é um dos momentos marcantes na formação dos futuros cadetes. Todos os protocolos de segurança contra a covid-19 foram adotados, contando com uma equipe motivada e comprometida na execução de todos os procedimentos necessários”, disse o oficial-general.

Relembre

O surto de covid-19 na Epcar preocupou o país e motivou uma batalha judicial sobre a pertinência ou não da continuidade das aulas presenciais durante a pandemia. Relembre o caso neste Infográfico preparado pelo Notícias Gerais:

Infográfico: Lucas Maranhão

* Com informações de release fornecido pela Seção de Comunicação Social da Epcar.


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui