

Arthur Raposo Gomes
Notícias Gerais
Nesta segunda (17), é celebrado, no Brasil, o dia de um símbolo da cozinha mineira: o pão de queijo. Pensando nisso, o Notícias Gerais convidou a Luciane Lopes, moradora de São Tiago, que tem uma história com essa quitanda e divide com os leitores a receita da sua família.
Casada há 30 anos, Luciane tem três filhos, quatro netos e revela que a tradição de fazer pão de queijo é familiar: a mãe e a avó já se dedicavam ao preparo do quitute. “O dia de fazer biscoito e pão de queijo parecia uma cerimônia… era a alegria da casa!”, lembra.
Ela se recorda que, quando teve a iniciativa de aprender a receita, aos 13 anos, foi motivada pela família, mas admite que, na primeira vez, o resultado não foi o esperado. “Ficou duro, não cresceu… não ficou bom. Minha mãe chegou a ficar preocupada com o desperdício, mas meu pai, não. Ele falava: ‘deixa a menina! Ela está aprendendo!”. Aquilo foi fundamental, na visão dela, para aprimorar as técnicas e, hoje, “apresentar um pão de queijo bonito e saboroso para a família”.


Para Luciane, não tem hora nem lugar para consumir pão de queijo: “no café da manhã, numa festa… ele puro ou mesmo com recheio, ele é sempre muito bem vindo!”, acredita.
Segundo ela, não há segredo para fazer um bom pão de queijo. No entanto, Luciane cita alguns elementos que fazem a diferença para a iguaria ficar mais gostosa: “usar banha de porco para amassar e enrolar; fazer escaldo separadamente, um com leite e outro com a banha; os ovos caipira e o amor – quando você prepara com amor, ele faz a diferença”.
Presença marcante no dia-a-dia
Ela conta que faz pão de queijo apenas para consumo próprio da família – seja no final da tarde, quando chegam do trabalho, seja no início do dia, para o café da manhã.
Além disso, aponta que a tradição já tem adeptos nas novas gerações da família: “eu tenho um netinho que já fala ‘vovó, vamos fazer pão de queijo. Gasta três ovos, né?’ As vezes, eu nem pensei em fazer ainda e ele já fala que vai quebrar os ovos para a receita. Coloco os netos também para enrolar e eles ainda carregam em sacolinhas’”.
“Hoje eu faço na casa da minha mãe, faço junto com meus netos e também já fiz no meu serviço”, expõe ela, que trabalha na unidade da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais( APAE) em São Tiago.
“Eu tenho muito prazer em fazer o pão de queijo… é a minha quitanda preferida. Acho fácil, rapidinho a gente faz.”
– afirma Luciane Lopes, moradora de São Tiago.
Confira a receita
Abaixo você pode ler, primeiramente, os ingredientes e, em seguida, o modo de preparo.
Ingredientes
1 kg de polvilho
1 concha de banha de porco para escaldo
2 conchas de leite para escaldo
3 ovos caipira
1 colher rasa de sal
1 queijo pequeno meia cura ralado
Modo de preparo
Em uma vasilha coloque o polvilho, o sal e sove bem. Esquente a banha e faça o escaldo. Ferva as duas conchas de leite e faça outro escaldo. Misture e acrescente os ovos e amasse.
Em seguida coloque o queijo ralado. Unte as mãos e enrole os pães. Leve ao forno na temperatura de aproximadamente 170 graus, deixe até que cresçam e ganhem cor.
gosto muito desse blog, sempre que tenho vontade de
fazer algumas recetinhas sempre venho aqui….obrigado
por sempre estar postando receitas tão boas.
amo pão de queijo, sempre faço as receitas desse site.