Para fortalecer a cadeia produtiva do leite, com foco especial na criação de bezerras, o projeto de extensão “Bezerra de hoje, vaca do amanhã”, ligado à Pró-reitoria de Extensão da UFSJ promove, a partir desta segunda (5), a I Oficina Nacional de Atualização na Criação de Bezerras.
O objetivo é manter, nestes tempos de pandemia da covid-19, canais abertos de diálogos entre pesquisadores, estudantes, criadores e outros membros da comunidade ligados à bovinocultura leiteira, para estudar, compreender e defender os interesses da área.
Segundo os organizadores, serão ministradas palestras com temas inovadores e importantes para a criação de bezerras, sempre às segundas-feiras, via Youtube. Às quartas, no Instagram, serão realizados bate-papos com mulheres que atuam na criação de bezerras e produção do leite, valorizando assim o trabalho de todas elas.
O projeto conta com a parceria de universidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, por meio dos seguintes grupos: Libovis (Liga de Bovinos, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), GEPEL ( Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Lácteos, da Universidade Federal de São João del-Rei), Uflaleite ( Grupo de Apoio á Pecuária Leiteira, da Universidade Federal de Lavras) e LBL (Liga da Bezerra Leiteira, da Universidade de São Paulo).
A participação no evento é livre e gratuita. Quem quiser certificado, precisa se inscrever aqui.