Início Gerais Cotidiano POLÊMICA: ESCOLA DE SJDR DECIDE SE IRÁ ADOTAR MODELO CÍVICO-MILITAR

POLÊMICA: ESCOLA DE SJDR DECIDE SE IRÁ ADOTAR MODELO CÍVICO-MILITAR

Imagem: reprodução / Thiago Morandi

Kamila Amaral
Notícias Gerais

Termina nesta quinta (4), às 17h, a consulta pública sobre a proposta de adoção do Programa Nacional das Escolas Cívico Militares pela Escola Estadual Coronel Cônego Osvaldo Lustosa, de São João del-Rei. 

A direção da escola defende a adoção do programa, afirmando que, com ele, a escola passará a contar com apoio técnico dos militares na “àrea de recreação e de estar com os alunos na escola” e com apoio financeiro. Além disso, o programa prevê capacitação tanto dos profissionais da escola quanto dos militares que atuarão junto à comunidade escolar. 

Ainda segundo a diretoria, mesmo com a adoção do modelo, os militares não vão interferir na parte pedagógica. 

Na manhã desta quinta (4) a equipe do Notícias Gerais conversou com a diretora da Escola Estadual Coronel Cônego Osvaldo Lustosa, Adriana Souza, que frisou a importância da participação da comunidade na consulta pública. No entanto, apesar de defender a adoção do modelo, a diretora afirma que não se sente preparada para falar sobre ele. Segundo ela, isso só seria possível após o processo de capacitação, que só vai ocorrer após a aprovação da proposta. 

Posição do sindicato

A direção da subsede do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE) de São João del-Rei já se pronunciou contrária a medida e informou que pretende acionar a justiça caso o modelo seja aprovado sem uma consulta efetiva. 

O Sind-UTE defende que o processo está sendo feito às pressas e sem prestar à comunidade escolar os esclarecimentos necessários para que ela possa decidir sobre o assunto. 

“Estamos estudando a melhor maneira de fazer isso, mas, nem que seja por representação popular, nós pretendemos agir se isso for levado adiante”, afirma o diretor do Sind-UTE, de São João del-Rei, Daniel Miranda. 

O sindicato tem conversado com os funcionários da escola nesses últimos dias sobre a proposta. O que tem sido percebido é o argumento de que devido a falta de alunos e de recursos, um problema que já vem sendo registrado a longo prazo, a escola corre o risco de fechar se não houver a adesão do modelo cívico-militar. 

O Sind-UTE questiona o motivo do Governo não investir no local sem que seja necessária a adoção desse modelo. “Neste momento, o sindicato defende que não seja necessário adotar o modelo cívico militar para que a escola se mantenha em funcionamento”, diz Miranda. 

O representante do sindicato refuta a afirmação da diretoria da escola de que os militares não vão interferir na parte pedagógica, já que o modelo cívico-militar prevê a substituição da administração da escola por militares da reserva. 

“O projeto pedagógico, a gente tem os regimentos escolares também, todas as escolas, estaduais, pelo menos, elas produzem e reformulam esse projeto pedagógico e é a direção da escola que conduz esse processo. Então, qualquer reformulação que for ocorrer no projeto pedagógico da escola vai ter interferência sim de quem assumir a administração”, esclarece Miranda. 

Visão da academia

A professora universitária e atual presidenta da Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de São João del-Rei (Adufsj), Maria Jaqueline de Grammont, sinaliza também que é uma falácia essa questão do apoio financeiro prometido com a adoção do modelo, uma vez que mais de 50% da verba destinada pelo Programa Nacional das Escolas Cívico-militares vai para o Ministério da Defesa e não para o Ministério da Educação. 

Para a educadora, a concepção das escolas cívico-militares parte do que o sociólogo espanhol Miguel Arroyo chama de “criminalização da infância e adolescência pobre”, “que não vê essas crianças e adolescentes como vítimas de um sistema desigual e cruel, mas como pessoas violentas que precisam ser contidas com disciplina”, acrescenta Grammont.

A consulta pública na Escola Estadual Coronel Cônego Osvaldo Lustosa teve início na tarde desta segunda (1) e está sendo divulgada na página da escola no Facebook. Ao final da votação, será realizada uma live para divulgação dos resultados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui