Início Gerais Minas FERROVIA E POSTOS DE COMBUSTÍVEIS SÃO RESPONSÁVEIS POR ÁREAS CONTAMINADAS EM BARBACENA...

FERROVIA E POSTOS DE COMBUSTÍVEIS SÃO RESPONSÁVEIS POR ÁREAS CONTAMINADAS EM BARBACENA E SJDR

Estação de São João del-Rei

Kamila Amaral
Notícias Gerais

Segundo o Inventário de áreas contaminadas Estado de Minas Gerais: 2020, publicado pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM), Barbacena e São João del-Rei integram a lista de 28 municípios mineiros que contam com quatro ou mais áreas contaminadas e reabilitadas. 

O inventário da FEAM analisa dados de 182 cidades, das quais somente 16% apresentam quatro ou mais áreas contaminadas e reabilitadas. Em Barbacena são quatro e em São João del-Rei, cinco.

O total de áreas contaminadas e reabilitadas registradas no estado no ano passado foi de 678. Na lista apresentada pela FEAM consta que as quatro áreas contaminadas em Barbacena são utilizadas por postos de combustíveis. Em São João del-Rei, quatro áreas também pertencem aos postos e uma à ferrovia. 

Áreas contaminadas

O relatório considera como áreas contaminadas os locais que apresentam concentração de substâncias químicas elevadas, prejudicando a saúde das pessoas e do meio ambiente. 

“O maior número de empreendimentos com áreas contaminadas cadastradas no Estado corresponde aos postos de combustíveis, incluídos o comércio varejista de combustíveis e revendedores de gasolina, álcool e diesel”, destaca o documento. 

Os postos de combustíveis foram responsáveis por 75% das áreas contaminadas e reabilitadas. As outras atividades econômicas encontradas nos locais de contaminação foram indústria metalurgica (7%), ferrovias (7%), refino e armazenamento de petróleo (3%), atividades minerárias (2%) e indústria química (1%).

No caso de áreas contaminadas e recuperadas, como as de Barbacena e São João del-Rei, o Estado monitora o desenvolve de atividades econômicas nestes locais para evitar acidentes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui