Início Gerais Minas TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO DE MG ANUNCIAM GREVE SANITÁRIA A PARTIR DO DIA...

TRABALHADORES DA EDUCAÇÃO DE MG ANUNCIAM GREVE SANITÁRIA A PARTIR DO DIA 2

Foto: Getty Imagens

Redação
Notícias Gerais

Em reunião realizada nesta quarta (28), o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) definiu pela realização de uma greve sanitária, por tempo indeterminado, iniciada a partir da próxima segunda-feira (2/8), véspera da data prevista para início do segundo semestre letivo.

Por meio de um comunicado audiovisual, a professora e coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, Denise Romano, lembrou o encontro do Conselho Geral ocorreu no dia em que o estado de Minas Gerais supera a marca de 50 mil mortes provocadas por complicações da Covid-19: de acordo com informações do boletim epidemiológico atualizado, até o momento, 50.049 mineiros vieram a óbito por causa desta doença.

“A rede estadual de Minas não apresenta segurança sanitária nas escolas para um retorno presencial, o processo de vacinação no Estado não garantiu a imunização completa com a segunda dose na categoria e as crianças e adolescentes sequer têm um cronograma de vacinação. Essa greve sanitária se faz necessária para defender a vida da categoria, dos estudantes e das comunidades escolares”, cita a educadora.

Segundo coordenadora-geral do Sind-UTE/MG, a greve é por tempo indeterminado. (Imagem: reprodução / rede social)

O sindicato ainda frisa que a greve sanitária ocorrerá nas regiões onde houver a convocação presencial: entretanto, as atividades remotas de ensino seguirão sendo ofertadas aos discentes.

“A greve, e o comunicado da greve, é para todos os trabalhadores em educação, das oito carreiras do Estado de Minas Gerais que prestam serviço na escola estadual, nas Superintendências Regionais de Ensino e no órgão central da Secretaria de Estado de Educação (SES)”, frisou a docente, no mesmo vídeo.

Denise advogou ainda que “não há condições de retorno. As escolas não têm infraestrutura física para manutenção de qualquer tipo de distanciamento e nós estamos em defesa da vida dos trabalhadores, da nossa categoria e da comunidade escolar”.

Também nesta quarta, o Sind-UTE/MG divulgou um cronograma de atividades relacionadas a greve:

Imagem: divulgação

O outro lado

Ao jornal Estado de Minas, a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) indicou que pretende observar a adesão do movimento pelos profissionais das escolas estaduais, ‘mas reitera que o processo de retomada das atividades presenciais segue planejado com todo cuidado e segurança, com o fim do recesso escolar, no próximo dia 3 de agosto”.

Para o mesmo portal, a SEE defendeu que “todas as escolas realizaram um check-list criterioso para aplicação das adequações necessárias no ambiente, com regras de distanciamento e disponibilização dos equipamentos de proteção e produtos de higiene e limpeza”.

“A retomada também inclui monitoramento de casos suspeitos da doença, com a possibilidade de afastamento progressivo de alunos, turmas e até o fechamento de escolas, em caso de necessidade”, concluiu.

Em nota publicada no início do mês, a superintendente Regional de Ensino de Barbacena, Patrícia Russo Coelho Lima, já havia argumentado que “o retorno das escolas da rede pública estadual de Minas é seguro, gradual, híbrido, facultativo e foi planejado, com todo o cuidado, para garantir o cumprimento dos protocolos sanitários e transmitir a segurança e confiança necessárias a alunos, funcionários, pais e responsáveis”. “Além disso, só é autorizado em municípios em que a Prefeitura Municipal não publicou decreto impeditivo”, completou.

Decretos já foram publicados em Barbacena e São João del-Rei

Em Barbacena, a administração municipal publicou, no último dia 2/7, o decreto relativo à aprovação do protocolo sanitário para retorno às atividades presenciais nas instituições de ensino do município.

  • 2 de agosto – Educação Infantil
  • 16 de agosto – Ensino Fundamental I
  • 30 de agosto – Ensino Fundamental II
  • 13 de setembro de 2021 – Ensino Médio
  • 27 de setembro – Ensino Técnico e Superior

Já em São João del-Rei, o decreto foi assinado pelo chefe do Executivo nesta terça (27): o documento não cita, entretanto, uma data específica para retomada das atividades escolares presenciais, ficando à critério das direções das instituições de ensino.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui