Assessoria de Comunicação
No último domingo (6) chegou ao fim o 4º Festin – Festival de Teatro Infantil de São João del-Rei, que realizou sua primeira edição on-line, com transmissão de espetáculos pela internet.
O Festin nasceu em função da necessidade de uma maior valorização do teatro e do patrimônio artístico de São João del-Rei, berço de tantas manifestações culturais de tamanha relevância para o país.
A popularização do teatro é ainda mais importante para a formação de um público que nasceu digitalizado. Embora a acessibilidade e a democratização da informação sejam elementos essenciais para uma transformação digital, que rege o desenvolvimento da sociedade, é a mesma tecnologia que afasta as crianças do que há de mais genuíno em uma infância bem vivida: as brincadeiras e as histórias que, quando contadas com ludicidade e encantamento, incentivam a imaginação e a criatividade das crianças.
A pandemia, porém, trouxe uma aura negativa e uma perspectiva triste sobre o futuro do movimento artístico e cultural do Brasil. O Festin, por sua vez, apropriou-se do que há de mais vantajoso em relação à tecnologia para garantir a democratização do acesso às peças teatrais e o fomento do trabalho de artistas negligenciados pelo isolamento social — o fechamento de escolas, teatros, cinemas e outros ambientes onde a cultura se faz presente, e presenteia a população brasileira.
Durante os seis dias de evento, sete espetáculos foram exibidos por meio do canal da Inovità Brasil no YouTube. Além disso, a Inovità disponibilizou um aplicativo, criado exclusivamente para o evento — Android e iOS. A digitalização permitiu, então, o amplo acesso ao evento, além da participação de grupos teatrais de diferentes estados brasileiros. Os artistas evidenciaram a riqueza cultural existente no Brasil, por meio de reflexões poéticas e uma diversidade incrível de temas, linguagens e expressões.
Assim, o Festin pôde ser prestigiado pelo público de todos os estados brasileiros e por pessoas de vários países. Além disso, assim como as edições anteriores do festival, os estudantes de escolas públicas e particulares de São João del-Rei e região poderão experienciar o teatro (mesmo que, neste ano, as apresentações não sejam ao vivo e em tempo real): as peças ficarão disponíveis para serem visualizadas a qualquer momento e gratuitamente, até 30 de abril de 2022, aos usuários que fizerem o download do aplicativo.
Por meio dos canais do evento, também é possível fazer o download de materiais pedagógicos para as crianças colorirem e se divertirem. Essa é uma forma de incentivar a participação dos pequenos e de manter acesa a curiosidade pelo encantamento do formato presencial do teatro.
Entre apresentações de monólogos e de grupos, o Festin recebeu a Cia Cornucópia de Teatro, Galileu Henrique Costa Fontes, Insensata Cia de Teatro, Pandorga Companhia de Teatro, Magnólia Cultural, Cia Arte-Móvel de Teatro e Criadouros. O público-alvo das apresentações também foi abrangente e o tempo médio dos espetáculos foi de 30 minutos.
Espetáculos gratuitos no ar
Façam o download do aplicativo, do gibi para colorir e conheçam o mundo do teatro junto com o Tinzinho!
www.festin.inovita.com.br
GooglePlay: https://play.google.com/store/apps/details?id=com.inovita.festin.br
AppStore: https://apps.apple.com/us/app/festival-de-teatro-infantil/id1569048528
Youtube: http://youtube.com/channel/UC_2XHfuMQpq-12nEYlvACQA