Início Gerais Cotidiano GOVERNADOR DE MINAS GERAIS LANÇA PROGRAMA PARA REABERTURA DO COMÉRCIO

GOVERNADOR DE MINAS GERAIS LANÇA PROGRAMA PARA REABERTURA DO COMÉRCIO

Governador Romeu Zema durante o lançamento do programa
“Minas Consciente – Retomando a economia do jeito certo” (Foto: Gil Leonardi / Imprensa MG)

Redação
Notícias Gerais *

O governador Romeu Zema (NOVO) anunciou na tarde desta quinta-feira (23) o programa “Minas Consciente – Retomando a economia do jeito certo”. O objetivo da iniciativa é flexibilizar o isolamento social e reabrir o comércio das cidades mineiras. O programa foi desenvolvido pelas secretárias estaduais de Desenvolvimento Econômico (SEDE) e de Saúde (SES) e propõe uma retomada gradual a partir de protocolos sanitários e de prevenção de contágios.

O “Minas Consciente” pretende que o comércio e serviços sejam liberados de forma progressiva, de acordo com o nível de risco da atividade e levando em consideração o grau de contaminação do covid-19 na localidade. Foram definidas quatro ondas com as respectivas atividades que serão autorizadas a abrir de acordo com protocolos definidos para cada uma. A “onda 0” são para os serviços essenciais e que já tem a autorização para funcionar de acordo com decretos anteriores. A “onda 1” serão para as atividades consideradas de baixo risco, enquanto a “onda 3” para os de médio risco e a “onda 4” para as de alto risco.

Os protocolos comuns e específicos que cada segmento deverão ser publicados na próxima segunda-feira (27) e fornecerão às prefeituras as explicações legais para a adoção das medidas de relaxamento da quarentena. Entretanto os prefeitos não tem obrigação de adotar os protocolos sugeridos e caberá a eles implementar ou não as medidas nos municípios. Na prática os prefeitos pode reabrir todo o comércio das cidades, como já vem anunciando o prefeito Nivaldo Andrade, uma vez que não existe obrigatoriedade e nem restrições para a conduta a ser seguida pelo governante municipal.

Os protocolos estarão à disposição de políticos, empresários e população através do endereço eletrônico saúde.mg.br/coronavírus e neste link podem ser conferidas as atividades pertencentes a cada “onda”.

Medidas já eram aguardadas por Nivaldo Andrade, prefeito de SJDR

Apesar de ser divulgada oficialmente nesta quinta (23), o prefeito de São João del-Rei, Nivaldo Andrade (PSL), que afirmou mais de uma vez a intenção de reabrir o comércio local, já contava com as medidas de Zema.

Depois do Ministério Público pedir esclarecimento sobre “a menção à abertura de atividades não essenciais sem qualquer respaldo técnico científico e em descumprimento à Deliberação nº 17/2020 do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19, adotando medidas para informar adequadamente a população”, a assessoria da Prefeitura de São João del-Rei afirmou à reportagem do Notícias Gerais que essa nova medida adotada pelo Governo do Estado “vai ‘enterrar’ as recomendações do MPE”.

Em vídeo nesta quarta (22), Andrade confirmou querer a reabertura dos estabelecimentos comerciais em São João del-Rei.

  • Com informações da Agência Minas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui