

Redação
Notícias Gerais
Uma parceria entre o Governo de Minas Gerais, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) foi firmada, na manhã desta sexta (16). A ideia do projeto “Recomeço” é oferecer cursos de qualificação em 28 municípios mineiros – identificados, de acordo com a administração estadual, por concentrarem um terço das famílias que estão em situação de pobreza ou extrema pobreza no estado.
Diferentes autoridades participaram do evento, que ocorreu em Juiz de Fora: como o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Beth Jucá, e a prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão (PT).
“A proposta é unir quem emprega a quem precisa trabalhar, por meio de articulações entre órgãos governamentais e setores produtivos, entidades da sociedade civil e organizações não governamentais”, explicou o Estado.
Zema reforçou que o “Recomeço” não é uma iniciativa de caráter exclusivamente assistencialista, visto que pretende também atender quem está oferecendo os postos de emprego.
Na lista divulgada, até então, pelo Executivo, Barbacena é a única cidade do Campo das Vertentes que receberá as ações do projeto. Entre os outros municípios estão: Juiz de Fora, na Zona da Mata; Araguari, Uberlândia e Uberaba, no Triângulo Mineiro; e Almenara, Bocaiúva, Jaíba, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, São Francisco e Teófilo Otoni, localizados na região Norte do Estado.
As atividades também ocorrerão em Coronel Fabriciano, Governador Valadares e Ipatinga, que ficam no Vale do Aço; além de outros municípios presentes na região Metropolitana da capital mineira: Belo Horizonte, Betim, Contagem, Esmeraldas, Ibirité, Mariana, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia, Sete Lagoas e Vespasiano.
Cursos diversos
Segundo o governo, “a seleção dos cursos de capacitação a serem ministrados foi realizada com base nas principais atividades econômicas de cada região, para potencializar as chances de conseguir uma colocação no mercado”.
Confira a lista geral de cursos a serem realizados, conforme demanda de cada localidade:
- Instalações elétricas prediais
- Marcenaria aplicada a brinquedos
- Marcenaria básica
- Modelagem, corte e costura de enxovais
- Modelista de roupas (feminino básico)
- Noções de instalação elétrica predial
- Noções de mecânica de motocicleta
- Noções de panificação
- Noções em pedreiro de alvenaria
- Pães e biscoitos
- Produção de docinhos para festas
- Produção de salgadinhos para festas
- Produção de doces especiais
Serviço
O trabalhador interessado em participar do projeto deve atualizar os dados junto ao CadÚnico e também no SINE.
As empresas que desejam se tornar parceiras da iniciativa devem, por sua vez, fazer o respectivo credenciamento e assinatura do termo de adesão, acessado depois de contato feito com a equipe da pasta de Desenvolvimento Social, pelo e-mail: projetorecomeco@social.mg.gov.br