Início Gerais Economia GOVERNO DE MINAS, FIEMG E SENAI FIRMAM PROJETO DE QUALIFICAÇÃO PARA EMPREGOS

GOVERNO DE MINAS, FIEMG E SENAI FIRMAM PROJETO DE QUALIFICAÇÃO PARA EMPREGOS

Foto: Arthur Raposo Gomes / Notícias Gerais

Redação
Notícias Gerais

Uma parceria entre o Governo de Minas Gerais, a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) foi firmada, na manhã desta sexta (16). A ideia do projeto “Recomeço” é oferecer cursos de qualificação em 28 municípios mineiros – identificados, de acordo com a administração estadual, por concentrarem um terço das famílias que estão em situação de pobreza ou extrema pobreza no estado.

Diferentes autoridades participaram do evento, que ocorreu em Juiz de Fora: como o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (NOVO), a secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Beth Jucá, e a prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão (PT).

“A proposta é unir quem emprega a quem precisa trabalhar, por meio de articulações entre órgãos governamentais e setores produtivos, entidades da sociedade civil e organizações não governamentais”, explicou o Estado.

Zema reforçou que o “Recomeço” não é uma iniciativa de caráter exclusivamente assistencialista, visto que pretende também atender quem está oferecendo os postos de emprego.

Na lista divulgada, até então, pelo Executivo, Barbacena é a única cidade do Campo das Vertentes que receberá as ações do projeto. Entre os outros municípios estão: Juiz de Fora, na Zona da Mata; Araguari, Uberlândia e Uberaba, no Triângulo Mineiro; e Almenara, Bocaiúva, Jaíba, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, São Francisco e Teófilo Otoni, localizados na região Norte do Estado.

As atividades também ocorrerão em Coronel Fabriciano, Governador Valadares e Ipatinga, que ficam no Vale do Aço; além de outros municípios presentes na região Metropolitana da capital mineira: Belo Horizonte, Betim, Contagem, Esmeraldas, Ibirité, Mariana, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia, Sete Lagoas e Vespasiano.

Cursos diversos

Segundo o governo, “a seleção dos cursos de capacitação a serem ministrados foi realizada com base nas principais atividades econômicas de cada região, para potencializar as chances de conseguir uma colocação no mercado”.

Confira a lista geral de cursos a serem realizados, conforme demanda de cada localidade:

  • Instalações elétricas prediais
  • Marcenaria aplicada a brinquedos
  • Marcenaria básica
  • Modelagem, corte e costura de enxovais
  • Modelista de roupas (feminino básico)
  • Noções de instalação elétrica predial
  • Noções de mecânica de motocicleta
  • Noções de panificação
  • Noções em pedreiro de alvenaria
  • Pães e biscoitos
  • Produção de docinhos para festas
  • Produção de salgadinhos para festas
  • Produção de doces especiais

Serviço

O trabalhador interessado em participar do projeto deve atualizar os dados junto ao CadÚnico e também no SINE.

As empresas que desejam se tornar parceiras da iniciativa devem, por sua vez, fazer o respectivo credenciamento e assinatura do termo de adesão, acessado depois de contato feito com a equipe da pasta de Desenvolvimento Social, pelo e-mail: projetorecomeco@social.mg.gov.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui