Início Opinião Coluna RECEITA DO CHEF: UMA CARNE COZIDA COM MILHO COM GOSTINHO DE COMIDA...

RECEITA DO CHEF: UMA CARNE COZIDA COM MILHO COM GOSTINHO DE COMIDA DE VERDADE

Alexandre Frigo *

Sou um amante da carne. Réu confesso! Aliás, sou amante de qualquer tipo de carne. E os peixes e frutos do mar são um capítulo à parte. Acho maravilhosas as cores, formas, sabores e texturas de tais criaturas. Quando tenho oportunidade de viajar para uma praia, prefiro ficar em um lugar onde eu possa cozinhar. Levanto bem cedo, vou ao mercado de peixes para escolher o que tem de mais fresco para preparar. Infelizmente nem sempre isso é possível.

Certa ocasião estava de férias em uma praia do nordeste e minha filha que, na época deveria estar com uns 5 anos mais ou menos, deu sinais de cansaço no que se refere a peixes e frutos do mar. Eu estava apenas começando. O fato é que precisava arrumar um lugar onde tivesse uma comida mais próxima do desejo e da fome dela. Tinha que ter arroz, feijão e uma carne normal, nos dizeres dela.

Depois de conversar com o pessoal do hotel, recebi a indicação de um restaurante que não trabalhava com peixes e frutos do mar. Partimos para almoçar lá. Ela toda feliz! Afinal ia comer o que estava desejando.

Apesar de ser um restaurante fora do circuito marinho, não tinha feijão no cardápio. Já comecei a ficar preocupado pois a ansiedade da Nathy para comer feijão estava a níveis que beiravam o “fora de controle”. Após conversar com o garçom que estava nos atendendo, ele falou que se não houvesse problema ele traria o feijão que era servido na comida dos funcionários. Tocaram-se as trombetas! Tinha Feijão! A noite estava salva!

No cardápio tinha uma carne que me chamou a atenção. Era uma carne de panela com espiga de milho. Após aprovação da Nathy, fizemos o pedido e aguardamos nosso almoço diferente. Estava bom demais. Comemos bem pois estava muito bem preparado e muito gostoso. Aquela carne de panela cozida de forma lenta, com pouco líquido, quase desmanchando.

Hoje eu passo aqui esta receita. Uma preparação simples, mas de um visual muito bonito e de sabor maravilhoso.

Ingredientes

1 kg de chã de fora limpo e cortado em cubos médios

3 dentes de alho bem picado

1 cebola média picada

3 tomates sem semente picado em cubos pequenos

1 cenoura em rodelas

200g de vagem cortada e 3 partes

2 espigas de milho cortadas em pedaços de 3 cm mais ou menos

Tempero de sua preferência

Pimenta do reino a gosto

Cheiro verde

Modo de fazer

Tempere a carne e reserve.  Esquente bem uma panela de fundo grosso e coloque um fio de óleo. Vá acrescentando a carne aos poucos para que a panela não esfrie e dê agua. Se isso acontecer estamos perdendo todo o suco da carne. Refogue muito bem até a carne ficar bem dourada e formar aquela crosta no fundo da panela. Coloque o alho e a cebola e mexa bem. Depois é só acrescentar o milho, a cenoura e a vagem. Mais uma boa mexida e coloque uma xícara de  água. Mexa para soltar a crosta que se formou na panela. Corrija o tempero, abaixe o fogo e vá acrescentando água aos poucos até que tudo esteja cozido. Passe para uma travessa, decore com cheiro verde picado e sirva com um arroz bem branquinho, feijão cozido e refogado no dia e uma couve picada fininha bem refogada.

* É chef de cozinha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui