Wanderson Nascimento
Notícias Gerais
Desde o dia 27 de junho, ou seja, há 26 dias, o município de Prados não confirma nenhum novo caso de Covid-19. A informação foi extraída junto aos respectivos boletins epidemiológicos.
Contactada pelo Notícias Gerais, a administração municipal atribui essa melhora do contexto ao avanço da vacinação, principalmente com a imunização dos trabalhadores da indústria – dos quais, muitos são jovens e, se fosse somente pela faixa etária, ainda não teriam recebido a vacina.
“Mais da metade da população já foi vacinada com pelo menos uma dose, além de estarmos avançando para o público alvo das indústrias, que geralmente trabalha em condições de maior exposição e aglomeração, e ainda, grande parte desse são jovens que estão abaixo da faixa etária de vacinação”, declara André Neves, integrante do Setor de Epidemiologia do município.
O profissional relata que o comportamento da população também contribui para que os índices de contaminação fiquem reduzidos.
“É claro, com os dias difíceis que passamos, observando vários casos em nossa cidade, a população também tomou partido, e agiu mais firmemente em relação às medidas de proteção e prevenção”
– observa André Neves, integrante do Setor de Epidemiologia de Prados.
Ele defende que vacinação no município tem sido feita de maneira ágil, não ficando doses paradas no estoque.
“Após o recebimento de nova remessa vinda da nossa regional de saúde, o município já está pronto para iniciar a vacinação ao público destinado. É um trabalho de logística que envolve todos os agentes de saúde e os técnicos que fazem a aplicação da vacina”, comenta, ressaltando que o município não perdeu nenhuma dose da vacina.
O servidor pontua, ainda, que, apesar do avanço na vacinação, é fundamental que a população não relaxe e mantenha as medidas protetivas: isso evita a disseminação do vírus e o surgimento de novos casos.
Sobre a procura por exames para detecção do coronavírus, André explica que a decisão pela realização de algum teste ou exame para detecção da Covid-19 fica a cargo do médico que prestou o atendimento ao paciente.
“Ele quem vai avaliar e julgar, por meio dos sintomas clínicos e dados epidemiológicos, se é necessário ou não a realização, e qual seria o melhor teste ou exame a se fazer para cada caso”, explica.
Covid em Prados
De acordo com o boletim epidemiológico desta quinta (22), desde o início da pandemia, Prados já contabilizou 768 casos de Covid-19.
Entre os pradenses identificados com a doença, 748 já se recuperaram, enquanto 20 vieram a óbito por causa de complicações da infecção do novo coronavírus.
O município tem, no momento, dois casos sob investigação e nenhum paciente hospitalizado.
Vacinação
Com uma população estimada de 9.080 pessoas, Prados já recebeu 6.513 doses de vacinas contra a Covid-19. Dessas, foram aplicadas 3.758 unidades da primeira dose, 1.235 da segunda dose e 159 doses únicas.
Os dados são do vacinômetro do Governo de Minas.