Início Especiais MEMÓRIA NG: A EMPRESA QUE NÃO PAGAVA OS FUNCIONÁRIOS E O PROJETO...

MEMÓRIA NG: A EMPRESA QUE NÃO PAGAVA OS FUNCIONÁRIOS E O PROJETO QUE VALORIZA A CULTURA EM SÃO JOÃO DEL-REI

Kamila Amaral
Notícias Gerais

A matéria que eu mais gostei de fazer para o Notícias Gerais foi uma das primeiras que eu fiz para o site. Foi logo no início, ainda antes do lançamento oficial. Era uma matéria sobre o grupo Lendas São Joanenses. A ideia era contar a história do grupo e divulgar o calendário de apresentações.

A primeira apresentação do grupo teatral Lendas São Joanenses deste ano foi no dia 18/1.
(Imagem: Marcos Luan/Divulgação)

Infelizmente, por causa da pandemia do novo coronavírus, todas as apresentações foram canceladas. Ainda assim, eu me lembro de sentar no Largo do Rosário e conversar com os idealizadores e coordenadores do projeto, Jadir Silva e Cristóvão Vitalino.

Enquanto eles contavam a história do grupo, que se mantém ativo desde 2007, eu vislumbrava como a história de São João del-Rei e do Lendas se conectava, como o projeto era, no fundo, além de um modo de preservação da cultura local, uma forma de reconhecimento e agradecimento a cidade.

Denúncia recente divulgou que empresa não pagava salário de funcionários

Já a pauta que mais me marcou é mais recente, quando eu realmente me dei conta de que a população de São João del-Rei e região acompanha o Notícias Gerais e acredita no nosso trabalho jornalístico.

Publicada no dia 23/4, fiz uma reportagem em que os funcionários da empresa responsável pelo rotativo em São João del-Rei denunciavam coerção, ameaças e atraso no pagamento dos salários. Foi o momento em que um grupo “sem voz” recorreu a nós para contar a sua história.

Imagem: Arquivo / VAN

Dias depois que essa primeira matéria foi publicada, uma outra funcionária da empresa – que preferiu não se identificar por medo de retaliação – entrou em contato com a gente para aumentar as denúncias contra a empresa.

A Maria (nome fictício) contou que chegou a receber parte do salário referente ao mês de março, mas o pagamento não foi feito em sua totalidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui