Início Gerais MINISTÉRIO PÚBLICO DE MINAS GERAIS ALERTA PARA O RISCO DE COLAPSO NA...

MINISTÉRIO PÚBLICO DE MINAS GERAIS ALERTA PARA O RISCO DE COLAPSO NA REDE DE SAÚDE DO ESTADO

Imagem: Reprodução / Rede Social

Redação
Notícias Gerais

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) alerta para o risco de “colapso eminente” da rede de saúde do estado. O pronunciamento foi feito durante um vídeo postado no perfil do MPMG no Instagram e gravado pelo coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Defesa da Saúde, o promotor Luciano Moreira de Oliveira.

Para ele, o temor se justifica devido ao aumento exponencial do número de casos da Covid-19 no mês de junho, a falta de anestésicos necessários para a entubar pacientes nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e a aproximação do pico da pandemia. A expectativa é que ele ocorra em meados de julho, conforme aponta o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral.

Números da Covid-19 em Minas Gerais

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), nos últimos sete dias ocorreram 5.913 notificações de pessoas infectadas pela novo coronavírus, ou seja, mais de 20% do total de casos notificados desde o início da pandemia no estado. O número de óbitos também teve um crescimento exponencial e saltou para uma média de 25 por dia nessa última semana.

O aumento do número de casos confirmados de infecção pelo coronavírus ocorre ao mesmo tempo que cresce a porcentagem de utilização de leitos de UTIs dos hospitais no estado, que aproxima-se rapidamente da sua totalidade. Atualmente, em Minas Gerais, 88,45% dos leitos de UTI’s reservados para pacientes do novo coronavírus estão ocupados. Em São João del-Rei essa taxa chegou, na última sexta (19), a 75%, conforme o Notícias Gerais publicou.

Distanciamento social

O promotor Luciano Moreira chama a atenção para o que ele classificou como “período mais crítico de enfrentamento da pandemia em Minas Gerais”. Na visão de Oliveira, é fundamental o empenho e a união de toda a sociedade. “Nesse momento é fundamental que o poder público, o setor econômico e a sociedade em geral estejam unidos em favor da preservação da vida”, comenta.

Ainda no comunicado audiovisual, Luciano reafirma a importância do gestor público se apoiar nas recomendações de equipes técnicas e jurídicas com a intenção de garantir o distanciamento social. O representante do MPMG considera que essa seria a principal medida para enfrentar esse momento de crescimento da pandemia.

“É importante a consciência de todos, o empenho de todos para evitar o rápido crescimento do número de casos e o colapso do nosso sistema de saúde”, enfatiza Oliveira.

Assista ao vídeo na íntegra!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui