Início Trabalho MUNICÍPIOS DA REGIÃO FECHAM 2020 COM SALDO NEGATIVO DE EMPREGOS

MUNICÍPIOS DA REGIÃO FECHAM 2020 COM SALDO NEGATIVO DE EMPREGOS

Crédito: Carlos Alberto / Imprensa – MG.

Kamila Amaral
Notícias Gerais

São João del-Rei terminou o ano de 2020 com saldo negativo na criação de postos de trabalho formais. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em dezembro do ano passado 499 pessoas foram contratadas e 394 foram demitidas de seus empregos com carteira assinada, o que aponta criação de 105 novas vagas. No entanto, no acumulado do ano, a cidade perdeu 333 postos de trabalho formais.

Desde julho do ano passado, a cidade já vem apresentando saldo positivo na criação de empregos, mas não o suficiente para suprir os postos perdidos no início da pandemia. Em dezembro, os principais setores responsáveis pela criação de novas vagas foram comércio e serviços, que criaram 51 e 35 novos postos, respectivamente. 

Segundo os dados do Ministério da Economia, São João del-Rei possuía 17.098 postos de trabalho formais até o final do ano passado. 

Dados de São João del-Rei. Imagem: Painel de Informações do Novo Caged – reprodução.

A situação de Barbacena quanto a criação de emprego é semelhante. O saldo do último mês do ano foi positivo, mas não o suficiente para cobrir as demissões registradas nos meses mais duros da quarentena. A cidade registrou 189 novos postos com carteira assinada, já tendo registrado acréscimo de 331 vagas no mês anterior. 

O acumulado do ano foi negativo, Barbacena perdeu 273 postos de trabalho com carteira assinada em 2020. 

Na cidade das rosas, existem 23.521 vínculos de trabalho formais ativos. Em Barbacena, a indústria foi a principal responsável pelas contratações formais, somente em dezembro 165 novas vagas foram criadas no setor. 

Dados de Barbacena. Imagem: Painel de Informações do Novo Caged – reprodução.

Barroso, que havia apresentado saldo positivo desde maio, registrou cinco postos de trabalho a menos no mês de dezembro. Foram registradas 43 contratações e 48 desligamentos. 

Os setores de comércio e serviços foram os responsáveis pelo maior número de desligamentos, sendo 4 e 7 postos a menos, respectivamente. No acumulado do ano, Barroso terminou com 134 novos postos de trabalho, tendo 2.440 trabalhos formais. 

Dados de Barroso. Imagem: Painel de Informações do Novo Caged – reprodução.

A terra do café com biscoito foi outra que fechou o ano com saldo negativo. São Tiago perdeu 106 postos em 2020. Além disso, apresentou saldo negativo na criação de vagas tanto em novembro quanto em dezembro de 2020. No último mês do ano foram 35 contratações e 51 desligamentos, totalizando 16 vagas a menos. 

Dados de São Tiago. Imagem: Painel de Informações do Novo Caged – reprodução.

Santa Cruz de Minas teve quatro postos criados no mês de dezembro. Já o acumulado do ano foi negativo, 75 postos de trabalho com carteira assinada foram perdidos na cidade. A indústria (-47) e os serviços (-19) foram os principais responsáveis pelas perdas. 

Dados de Santa Cruz de Minas. Imagem: Painel de Informações do Novo Caged – reprodução.

Outro município da região que terminou o ano com perda de empregos formais foi Tiradentes, a cidade contratou um total de 660 pessoas e demitiu 869. Sendo assim, o saldo foi negativo de menos 209 vagas. 

Somente o setor de serviços foi responsável por 133 desses postos perdidos no ano. Já no mês de dezembro, Tiradentes registrou aumento de 35 postos de trabalho. 

Dados de Tiradentes. Imagem: Painel de Informações do Novo Caged – reprodução.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui