Redação
Notícias Gerais
Dos 43 municípios do Campo das Vertentes, 28 apresentam tendência de aceleração no ritmo contágio da covid-19. Na semana passada, eram 18 nessa situação.
As informações constam no boletim divulgado pelo Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia (NEPE) da UFSJ, divulgado na manhã desta quinta (25).
Os únicos municípios que apresentam tendência de estabilidade no número de novos casos da doença são Lavras e Cipotânea. Já os que apresentam tendência de redução são São Vicente de Minas, Madre de Deus de Minas, Antônio Carlos e Rio Doce.
Cinco municípios da região conseguiram zerar os casos de covid-19: Conceição da Barra de Minas, Dores de Campos, Ingaraí, Ibertioga e Santana do Garambéu.
A pesquisa do NEPE/UFSJ não conseguiu comparar informações atuais com as de 15 dias atrás referentes aos municípios de Santa Rita de Ibitipoca, Desterro do Melo e Luminárias. Portanto, no caso deles, a situação em relação ao contágio da covid-19 é indefinida.
Microrregiões
Nas três microrregiões que integram o Campo das Vertentes (Barbacena, São João del-Rei e Lavras) houve aumento no número de municípios que apresentaram tendência de aceleração do ritmo de contágio.
São João del-Rei registra uma média móvel de 30 novos casos de covid-19 por dia, um aumento de 99% em relação há 14 dias atrás. Isso significa que o ritmo de contágio no município segue em elevação pela terceira semana consecutiva.
No município, o local de maior contágio é o bairro Matozinhos, com 73 casos, seguido pelo Tejuco, com 33, e pelo Bomfim, com 16.
Em Barbacena, a média móvel é de 23,24 novos casos por dia e em Lavras são 44,29 novos casos por dia.