Redação
Notícias Gerais
Em meio a crise na saúde de São João del-Rei, provocada pelo aumento no número de infectados por Covid-19, o prefeito Nivaldo de Andrade (PSL) voltou a usar as redes sociais, nesta segunda (22), para afirmar que aderiu ao Plano Minas Consciente, do Governo do Estado, e, portanto, não pode ser responsabilizado se as políticas públicas adotadas para a reabertura do comércio não derem bons resultados.
“Eu aderi ao Minas Consciente porque, se errar, é o governador [Romeu Zema (NOVO)], é o Ministério Público. Eu só estou acompanhando. Se lá mandar fechar restaurante e bar, eu vou fechar. Se lá mandar abrir, eu vou abrir. Tudo o que você ouvir sem ser o Minas Consciente é fake news, entendeu?”, justificou o prefeito, garantindo que está seguindo o protocolo do Plano.
Ao lado do secretário de Saúde de São João del-Rei, José Marcos de Araújo, ele fez um balanço das ações de enfrentamento à pandemia de Covid-19. “A luta é bruta e nos temos que trabalhar mais ainda. (…) Nós estamos melhores do que 99% dos municípios brasileiros”, afirmou ele, sem apontar a fonte ou os critérios que embasam a estimativa.
Conforme o prefeito, os números de infectados por Covid-19 em São João del-Rei não cresceram em função das políticas de estímulo à reabertura do comércio, bares e restaurantes, mas sim porque a Prefeitura está realizando mais testes. “Porque estão aumentando os infectados? Porque estamos fazendo mais testes”, ressaltou.
Nivaldo disse que o município adquiriu 2 mil testes rápidos, está comprando mais 2 mil. “Parece que a Bosel vai arrumar mais mil pra gente”, disse sem convicção. A Bosel citada, ao que tudo indica, é uma empresa privada, do ramo de mineração, sediada em São João del-Rei.
Para respirar melhor
O prefeito destacou também o grande número de respiradores adquiridos para o município. Segundo ele, hoje São João del-Rei possui quatro destes equipamentos de ventilação mecânica na UPA, 18 no Hospital Santa Casa de Misericórdia e outros 18 no Hospital Nossa Senhora das Mercês.
Ele ressaltou seu esforço pessoal em viajar para o Rio de Janeiro para adquirir os equipamentos, mesmo pertencendo ao grupo de risco, já que, além da idade avançada, é hipertenso e diabético. E comparou São João del-Rei com Muriaé, outros município mineiro de porte parecido, que tem metade dos respiradores e 25 mortes por Covid-19.
Nivaldo disse também que, nesta segunda, apenas cinco respiradores estão em uso e somente 15% dos leitos do município estão ocupados.
O secretário de Saúde de São João del-Rei acrescentou que oito pacientes da cidade ocupam os 20 leitos de UTI do município no momento. Ele não informou quantos pacientes dos outros 17 municípios artendido pela rede de saúde da cidade se encontram internados.
Fique em casa
O prefeito também fez um apelo à população para que fique em casa e ajude a conter a disseminação do vírus. “Se precisar sair, use máscara. E se não precisar sair, não saia de casa. Porque você pode sair e trazer a doença para sua família. (…) Estamos no pico da doença. Precisamos que você fique em casa”, apelou.
“A população tem que ajudar o poder público neste momento. Nós não podemos ficar com picuinha, com politicagem, porque o momento é de união. e união para quê? Para salvar vida, que é a coisa mais importante que a gente tem”, acrescentou o secretário de Saúde de São João del-Rei, José Marcos de Araújo.