Início Gerais NÚMEROS DO CORONAVÍRUS NAS VERTENTES: SÃO 16 CASOS SENDO INVESTIGADOS EM BARBACENA;...

NÚMEROS DO CORONAVÍRUS NAS VERTENTES: SÃO 16 CASOS SENDO INVESTIGADOS EM BARBACENA; 6 EM SÃO JOÃO E 1 EM PRADOS

Beatriz Estima
Especial para o Notícias Gerais

De acordo com o último boletim da Secretaria de Saúde de Minas Gerais, já são seis casos confirmados de coronavírus no Estado, além de 420 suspeitos. Mas os números mudam a todo momento. No Campo das Vertentes não há nenhum caso confirmado da doença, mas existem 25  suspeitos. 

Só em Barbacena, os casos sob investigação saltaram de dois para 18, sendo que dois deles já foram descartados, conforme a Secretaria Municipal de Saúde. Em São João del-Rei, seis casos permanecem sob investigação segundo a Vigilância Epidemiológica, sendo que o boletim do Estado contabilizava oito. Em Prados, foi registrado o primeiro caso suspeito nesta terça (17), conforme a Secretaria Municipal de Saúde. 

O maior número de casos confirmados e suspeitos se encontram em Juiz de Fora, na Zona da Mata, além de Belo Horizonte e região metropolitana. Em Belo Horizonte o coronavírus infectou uma mulher de 34 anos. Ainda não se sabe se a contaminação ocorreu na cidade ou fora do município. Já em Juiz de Fora, dois homens foram infectados, com idade de 30 e 65 anos. O mais velho contraiu o vírus nos Estados Unidos e a origem do segundo caso ainda está sendo investigada. 

Divinópolis, Patrocínio e Coronel Fabriciano foram as demais cidades mineiras que apresentaram casos confirmados da doença. Em Divinópolis e Patrocínio as contaminações foram em duas mulheres de 37 e 47 anos que foram infectadas na Itália. Em Coronel Fabriciano, uma mulher de 38 anos contraiu a doença depois que fez uma viagem para Israel. 

Medidas preventivas

Mas, as medidas já estão sendo tomadas pelo  Governo do Estado de Minas Gerais para conter o avanço da doença e cuidar dos casos confirmados. A Secretaria de Saúde do Estado ativou o Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COES), que prevê reuniões diárias da equipe para acompanhamento das situações. 

Além das reuniões de monitoramento dos casos de COVID -19, a Secretaria também implementará a Unidade de Resposta Rápida (URR) com médicos infectologista disponíveis que atuarão junto ao COES. 

Os Planos de Contingência de Emergência em Saúde Pública também serão revisados e alinhados com as diretrizes nacionais.  A Secretaria de Saúde garantiu, ainda, a manutenção do canal de comunicação para discutir os casos existentes e orientar sobre as condutas a serem tomadas. Além disso, há um número disponível para esclarecimento de dúvidas: (31) 98272-0553. 

O alerta é para todo o estado de Minas Gerais e, segundo o Governo Estadual, novas medidas de prevenção serão tomadas em caso de necessidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui