Início Gerais Brasil “O PROCESSO EM TODAS AS INSTÂNCIAS DO MEC FOI JULGADO LÍCITO. VAMOS...

“O PROCESSO EM TODAS AS INSTÂNCIAS DO MEC FOI JULGADO LÍCITO. VAMOS AGUARDAR” – COMENTA INDICADO DA LISTA TRÍPLICE À REITORIA DA UFSJ

Imagem: reprodução

Redação
Notícias Gerais

A Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) emitiu nota nessa terça-feira (5) afirmando que o Ministério da Educação (MEC) alterou o entendimento sobre a duração do mandato do reitor. Antes, era marcado de que o período de gestão de quatro anos começa a ser contado a partir da data de posse, o que ocorreria na próxima sexta (8). Entretanto, de acordo com novo parecer do MEC, o mandato tem início na data da nomeação do reitor no Diário Oficial da União (DOU). Como a nomeação do atual reitor, Sérgio Cerqueira, ocorreu no dia 4 de maio de 2016, o seu mandato terminou nessa segunda (4).

Marcelo Pereira é professor de Educação Física e um dos indicados da lista tríplice para a reitoria da UFSJ. Ele aponta que ficou sabendo na noite dessa terça (5) que o cargo de reitor estava vago e que ainda não havia ocorrido a nomeação do Ministério da Educação (MEC). Na avaliação de Marcelo, apesar da UFSJ ainda não saber o nome de quem vai comandar a instituição nos próximos quatro anos, ela não ficará “acéfala”, visto que o vice-reitor assume momentaneamente.

“O que a gente sabe dentro do processo sucessório é que ‘dos males, o menor’. O vice-reitor tem mandato. O mandato dele não venceu junto com o do reitor. Então, para todos os efeitos, na ausência do reitor – conforme o regimento da universidade prevê – o vice-reitor conduz a instituição enquanto não sai a nomeação do próximo reitor ou reitora”, afirma.  

A tramitação do processo pelo MEC

Os indicados da lista tríplice acompanharam a tramitação do processo pelo MEC. Segundo Marcelo, não ocorreram questionamentos legais durante todas as etapas e o processo seguiu os trâmites normais.

“Até onde a gente sabe, o processo correu dentro da normalidade e fomos informados que é que ele já está na Casa Civil para despacho”

– comenta Marcelo Pereira, professor

Questionado sobre as expectativas quanto ao que pode ocorrer, Marcelo demonstrou tranquilidade e crença de que a solução do problema virá dentro dos próximos dias – no máximo até o dia 9 (próximo sábado) desse mês. Ele tem confiança nas instituições e que não haverá maiores conflitos. “O processo em todas as instâncias do MEC foi julgado lícito, não há nenhum questionamento. Vamos aguardar. Nesta quarta-feira, às cinco horas da manhã sai o Diário Oficial e quem sabe sai a nomeação de um dos indicados na lista tríplice”, finaliza Marcelo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui