Início Gerais Cotidiano PACIENTES DA REGIÃO CORREM RISCO DE NÃO TER ACESSO À UTI

PACIENTES DA REGIÃO CORREM RISCO DE NÃO TER ACESSO À UTI

Pelo menos 47 pessoas já morreram em decorrência da covid-19 na Microrregião de São João del-Rei. (Arte: Lucas Maranhão)

Redação
Notícias Gerais

Com o número de pacientes internados com Covid-19 aumentando de forma alarmante em São João del-Rei, a população não só da cidade-sede, mas dos outros 17 municípios da Microrregião de Saúde correm o risco de não ter acesso à UTI nos próximos dias.

Um levantamento feito pelo Notícias Gerais mostra que, até a noite desta terça (8), pelo menos 47 pessoas já morreram em decorrência da Covid-19 na Microrregião de São João del-Rei. E isso considerando que todas elas tiveram acesso a tratamento médico.

São João del-Rei, que chegou a ter 36 leitos de UTI habilitados pelo Ministério da Saúde (MS), já durante a pandemia da Covid-19, agora conta com apenas 28, dos quais 26 já estão ocupados. Do total, 20 são financiados pelo governo federal e oito pelo Estado.

Barbacena – a cidade sede da Macrorregião Centro Sul de Saúde que engloba São João e mais 50 municípios – chegou a ter 36 leitos de UTI só para tratamento da Covid-19, mas agora conta com apenas 28: 16 também foram desabilitados pelo governo do presidente Jair Bolsonaro.

Plano de contingência

O Plano de Contingência, essencial em situações de calamidade pública e emergência, dita que os leitos são compartilhados por todas as 51 cidades da macrorregião. A distribuição das vagas se dá pelo seguinte critério: primeiro são ocupados os leitos mais próximos da cidade onde reside o paciente, depois onde há vaga.

Por isso, a ocupação das enfermarias em São João del-Rei é preocupante, uma vez que o município recebe pacientes de toda a macrorregião. A realidade piora ainda mais com a redução dos investimentos por parte dos órgãos federais competentes.

“Uma grande preocupação foi que, devido a estabilidade dos casos, o Ministério da Saúde começou a desmobilizar vários leitos, deixou de financiar, o que sobrecarrega ainda mais São João del-Rei, que mantém boa parte de leitos pactuados neste Plano de Contingência”, comenta a secretária de Saúde de Santa Cruz de Minas, Rita de Cássia Aguiar.

À reportagem, a secretária acrescenta que dois pacientes, residentes de Santa Cruz de Minas, estão internados hoje em São João del-Rei: um dos pacientes com problemas sintomáticos respiratórios e outro por insuficiência cardíaca.

Distanciamento social

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, somente 40,27% das pessoas ainda cumprem o isolamento social na microrregião de São João del-Rei. Quanto à microrregião de Barbacena, a porcentagem indica 43,15%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui