Wanderson Nascimento
Notícias Gerais*
O avanço da vacinação, com a imuzinação dos público acima de 60 anos concluída, mudou o perfil dos pacientes internados com Covid-19 em Barbacena. É o que sinaliza um levantamento divulgado pela administração municipal.
Em janeiro deste ano, antes do início da vacinação do público da terceira idade, 72% dos pacientes internados para tratar sintomas da infecção do novo coronavírus tinham mais de 60 anos. Já neste mês de junho, mais especificamente até a última segunda (21/06), o número de pessoas internados com mais de 60 anos era de 24%.
Em contrapartida, o público de 41 a 60 anos, que representava 20% das internações em janeiro, passou a ser a maioria, com 58% das internações no município.
De 20 de janeiro a 23 de junho, Barbacena já havia vacinado 48.335 pessoas com a primeira dose contra a Covid-19. O número representa 34,97% da população total barbacenense, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). O número de barbacenenses vacinados está acima da média brasileira (30,43%) e do estado (31,04%) no mesmo período.
“É necessário que haja a imunização completa com a segunda dose, seguindo de acordo com o intervalo estabelecido pelo laboratório/fabricante (consta o nome no cartão de vacina), as determinações da Anvisa e do Ministério da Saúde, que orienta os municípios através de notas técnicas”, afirma o Executivo, em nota publicada no site oficial do município.
*Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Barbacena