Redação
Notícias Gerais
A comunidade católica de Piedade do Rio Grande passou por um momento especial nessa semana. Na quarta-feira (11), o padre Jorge Fonseca tomou posse como novo administrador paroquial no município, localizado a 77 quilômetros de São João del-Rei.
Nascido em Madre de Deus de Minas, padre Jorge foi recebido com alegria pelos fiéis da cidade e uma apresentação de grupo de congado. A missa foi comandada pelo bispo diocesano, Dom José Eudes Campos do Nascimento, sendo celebrada juntamente por outros padres da região.
“Mas o que faz um administrador paroquial?“
De acordo com a Diocese de São João del-Rei, o administrador paroquial tem a mesma responsabilidade de um pároco na comunidade em que está.
“O pároco é o pastor próprio da paróquia a ele confiada; exerce o cuidado pastoral da comunidade que lhe foi entregue, sob a autoridade do Bispo diocesano, em cujo ministério de Cristo é chamado a participar, a fim de exercer em favor dessa comunidade o múnus de ensinar, santificar e governar, com a cooperação também de outros presbíteros ou diáconos e com a colaboração dos fiéis leigos, de acordo com o direito.” (Cân 519).
O mesmo se define ao administrador paroquial que “apresenta os mesmos deveres e os mesmos direitos que o pároco, salvo determinação contraria do Bispo diocesano.” (cân. 540, §1). A diferença, no caso, se dá ao período temporal de cada função. Enquanto o pároco é nomeado para uma função mais estável, o administrador possui um cargo mais instável, provisório até, podendo ser transferido a qualquer momento.
Fonte: Diocese de São João del-Rei