Início Gerais Economia PREFEITO DE BARBACENA E OUTRAS CIDADES DA REGIÃO PEDEM PELA FLEXIBILIZAÇÃO DA...

PREFEITO DE BARBACENA E OUTRAS CIDADES DA REGIÃO PEDEM PELA FLEXIBILIZAÇÃO DA ONDA ROXA

Foto: divulgação / rede social – Carlos Du

Redação
Notícias Gerais

Em manifesto entregue, nesta segunda (19), ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o prefeito de Barbacena, Carlos Du (MDB), e de cerca de 20 cidades da região, pede pela flexibilização das regras do programa “Minas Consciente” – que avaliou, na última semana, a macrorregião Centro-Sul de Saúde deveria permanecer na onda roxa.

Segundo a assessoria do TJMG, o pedido foi entregue ao presidente do Tribunal, o desembargador Gilson Soares Lemes. Estiveram presentes também, durante a reunião, o deputado estadual Bruno Engler (PRTB), o respectivo chefe de gabinete, Gustavo Jardim Alves, e o chefe de gabinete do deputado estadual Doorgal Andrada (Patriota), Wender Machado, além do executivo Abraão Veloso.

A intenção é pedir apoio do TJMG, junto ao Executivo estadual, no que se refere a as normas estabelecidas no “Minas Consicente”. Em uma publicação nas redes sociais, Carlos Du citou o “socorro ao comércio e à saúde”. “Nós vamos continuar lutando e buscado todas as maneiras possíveis para alcançar o anseio da população”, complementou.

Relembre

Conforme publicado pelo Notícias Gerais, o atual prefeito de Barbacena tem buscado alternativas para flexibilizar as regras do “Minas Consciente”, já que a macro Centro-Sul, da qual o município faz parte, está há semanas na etapa mais restritiva e impositiva do programa estadual.

No sexta (9/4), Du chegou a fazer um post nas redes sociais anunciando que a cidade iria avançar para a onda vermelha. Na ocasião, ele classificou a onda roxa como “totalmente ineficiente” e pontuou que “todas as atividades, serviços, comércio” seriam autorizadas, mediante novo decreto municipal, a abrir suas portas.

Entretanto, em menos de 24 horas, a promotoria do Ministério Público de Minas Gerais emitiu uma recomendação para que o chefe do Executivo barbacenense desistisse da ideia de desrespeitar as deliberações do Comitê Extraordinário Covid-19. No documento, o promotor de Justiça, Rodrigo Silveira Protásio, relembrou que a onda roxa é impositiva até para as cidades que não aderiram ao programa estadual. Além disso, indicou que Du, quando fez o comunicado audiovisual sobre o assunto, “coloca em xeque todo o sistema de combate à pandemia de Covid-19, fazendo com que outros prefeitos da região fiquem tentados a seguir o mesmo caminho”. “Tudo de forma desordenada e sem qualquer respaldo técnico-científico”, complementou.

No mesmo texto, o MP deu um prazo específico para que Du anunciasse que a cidade seguiria na onda roxa, ou enviasse as justificativas para negar a recomendação. Na noite de domingo (11), o prefeito de Barbacena emitiu uma nota seguindo a recomendação do Ministério Público.

Imagem: divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui