Início Gerais Cotidiano PREFEITO DE SÃO TIAGO CRITICA POSTURA DO GOVERNO DE MG SOBRE O...

PREFEITO DE SÃO TIAGO CRITICA POSTURA DO GOVERNO DE MG SOBRE O PROGRAMA “MINAS CONSCIENTE”

Foto: reprodução

Redação
Notícias Gerais

Na reunião da macrorregião Centro Sul realizada nessa segunda-feira (18) os mandatários dos municípios participantes optaram por seguir o “Minas Consciente”. O prefeito de São Tiago, Denilson Silva Reis (PSDB), entretanto, faz severas críticas ao programa que criou regras para os municípios seguirem, mas isenta o governo estadual de qualquer responsabilidade sobre essas decisões tomadas.

“No final da reunião, nós prefeitos pudemos perceber que o governo de Minas Gerais está na verdade fazendo um jogo com os prefeitos. Ele [o governador, Romeu Zema (NOVO)] fala que quem define é o prefeito, que quem define é a macrorregião, mas ele impõe regras estaduais para a gente seguir. Então nós percebemos que é um engodo, um jogo de aparências”, afirma Denilson.

A pressão sobre os prefeitos da região para a reabertura do comércio vem crescendo, impulsionada pela crise econômica causada pela pandemia de Covid-19. Em Minas Gerais, as metas para a flexibilização da quarentena estão estabelecidas no programa “Minas Consciente – retomando a economia de um jeito certo” que estabelece normas de conduta para que cada município estabeleça o ritmo para diminuir a rigidez do isolamento social.

Outro motivo de crítica é que a iniciativa não leva em consideração as particularidades de cada macro e microrregião. Segundo Reis, essa falta de flexibilidade dificulta a tomada de decisões por parte dos prefeitos. “O governo estadual traça regras como se todos os municípios fossem iguais, como se todas as regiões fossem iguais. Isso é um equívoco, isso é um absurdo. Nós precisamos ter autonomias para deliberações dentro dessas ondas nas macro e micro regiões”, esclarece o gestor municipal de São Tiago.

“Precisamos que o governo estadual assuma sua parte. Ele não pode continuar tirando o corpo fora. Não pode traçar regras gerais e dizer para o povo que é o prefeito que define. Esse é o equívoco de comunicação do governo do estado que está criando muita tensão nos municípios. Afinal de contas, nós estamos percebendo que quem define na verdade é o governo que estabeleceu as regras”, enfatiza Denilson.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui