Alexandre Frigo *
Sempre gostei de trabalhar com massas. Seja para fazer o tradicional macarrão ou para fazer tortas, empadões e os pães. Ah! Esses me encantam! Formas, cores, texturas e os aromas. É uma combinação perfeita. O cheiro de um pão quando está assando é sublime.
Na verdade, todo o processo de transformação é sublime. Misturar ingredientes, trabalhar a massa, deixar que ela passe pelo processo de fermentação, levar ao forno e, por fim, deliciar-se com um pão quentinho e bem fresco à mesa é, sem dúvida, avassalador.
No quesito panificação eu sou autodidata. Não cheguei a fazer cursos. Meu conhecimento se limita aos livros que já li sobre a matéria e do empirismo. Sim, já dei com os burros n’água. Teve pães ou roscas que ficaram uma tragédia. Mas isso foi no começo. Depois, com o tempo, mais livros lidos e mais testes, a coisa toda fluiu muito bem.
O pão é um dos alimentos mais antigos do mundo. Faz parte da nossa dieta básica. O fato é que o pão é um elemento de ligação entre passado e presente no que se refere à nossa cultura alimentar.
Certa ocasião estava em Pará de Minas, na casa de meu amigo Pedro, e resolvi fazer algo para o café da manhã do dia seguinte. Resolvi que faria uma rosca de leite condensado. Fui a um mercadinho próximo à casa dele e comprei os ingredientes. A tarde corria sem pressa e estava fazendo um calorzinho bom para a massa crescer. Era o momento ideal para trabalhar a massa.
As roscas ficaram maravilhosas. Foram assadas em um forno do fogão da marca Cosmopolita. Um fogão antigo, mas um excelente fogão. Uma mesa posta na varanda, toalha branca, garrafa de café, queijo (lógico né?), bolo, broa, pão de queijo (senão num é café uai), pão de sal, manteiga e as roscas de leite condensado. Foi neste momento que ouvi Pedro, ao terminar a sua prece de agradecimento, dizer: “abençoadas sãos as mãos que transformam o trigo em alimento”!
Chega de prosa e vamos para a receita:
- Ingredientes:
- 1 kg de farinha de trigo
- 60g de fermento biológico
- 1 lata de leite condensado
- 3 ovos
- A mesma medida da lata de leite condensado de leite
Modo de preparo:
Dissolva o fermento no leite, misture os demais ingredientes e sove a massa até que desgrude da mão por completo. Cubra a massa com um pano e deixe descansar por 40 minutos. Após este tempo enrole a massa no formato de tranças. Colocar em um tabuleiro, tampar com o pano e deixar as roscas crescerem. Deixar descansar por 20 minutos. Assar em forno preaquecido a 180 graus, até que fiquem douradas. Se quiser, polvilhar coco ralado por cima.