

Alexandre Frigo *
“Fala seus passa fome de uma figa!”. Começo meu texto homenageando uma grande figura que preparou um torresmo que há muito eu estava com vontade de comer e, por que não, tomar um aperitivo. Afinal são duas coisas que combinam muito bem para quem gosta evidentemente.
Com o advento da pandemia e por não estar frequentando bares e restaurantes, vinha adiando esta tarefa. Alguns podem até se perguntar: “uai por que ele não prepara o torresmo?” Boa pergunta! Na verdade eu queria achar pronto! Confessei! Não andava inspirado para fazer um torresmo. Quando é assim, prefiro não fazer.
Mas o destino tem seus caprichos e em um final de semana desses tive que ir para a São João del Rei tratar de uns assuntos e ver minha querida mãezinha, já que não pude estar presente no Dia das Mães. Chegando lá durante um café acompanhado de pão de queijo, queijo, bolo, rosca, uma boa mortadela (para comer com pão de queijo) e uns croissant que tinha levado, falei que andava com vontade de comer um torresmo e até procurei ver um lugar que fizesse a entrega da iguaria.
Qual não foi minha surpresa quando o Bê (Bernardo), o dono do bordão “fala seus passa fome de uma figa”, meu afilhado chegou mais tarde com uma sacola cheia de badulaques. Ele tinha comprado as coisas para preparar um torresmo ou, como ele mesmo disse, um porquinho crocante. Abri um largo sorriso, afinal iria matar a minha vontade. E o melhor, a diversão estava garantida pois com a presença dele, sua maneira peculiar de contar os casos, seus trejeitos, sua simpatia e carisma é riso na certa. E não estava enganado. Relembramos casos do passado, colocamos a conversa em dia, rimos até a barriga doer e comemos torresmo. E ainda teve acompanhamentos. Ele preparo um angu de fubá de moinho d’água e uma couve refogada.
E foi assim que ele preparou o torresmo:
2 kg de barriga de porco com carne de costela
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
Caldo de 2 limões
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de fazer
Tempere a parte da carne com sal e pimenta do reino. Com a pele para cima, esparrame bem o bicarbonato. Coloque numa forma com a pele para cima e despeje o caldo dos limões sobre ela e espalhe bem. Após, enrole a barriga de porco e amarre com linha culinária ou barbante mesmo. Se ocorre a formação de espuma não se espante pois é areação do bicarbonato com o limão. Leve para assar em forno a 180° por 40 minutos. Deixe esfriar e frite em óleo bem quente para pururucar.
* É chef de cozinha.