Wanderson Nascimento
Notícias Gerais
Nas eleições de 2020, Zinho Gouvea (PSDB) foi eleito prefeito de Resende Costa. Ele recebeu 4.144 votos, ou seja, 60,43% dos votos válidos, tendo Lucas Paulo (PSD) como seu vice. No entanto, no último dia 6 de junho, Zinho sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e precisou ser internado. Ele já recebeu alta hospitalar, mas continua em tratamento domiciliar com fisioterapeuta e afastado do posto – ocupado, interinamente, por Lucas Paulo, entrevistado pelo Notícias Gerais.
Lucas, que tem 31 anos de idade e já foi candidato a deputado estadual, faz um balanço dos seis primeiros meses de mandato, continuando a série de reportagens do NG sobre o tema.
Transição de governo
Lucas declara processo de transição de governo foi muito tranquilo, devido à boa situação em que se encontrava a prefeitura. A administração atual sucedeu o prefeito Aurélio Suenes, da mesma base.
“Tínhamos uma ótima relação com a administração anterior e tudo que precisávamos para ter um processo de transição eficiente nos foi apresentado”, comenta.
O prefeito em exercício ainda ressalta que houve algumas mudanças na equipe, inclusive com realização de processo seletivo para escolha de alguns secretários – conforme publicado, à época, pelo Notícias Gerais.
“Tivemos também a troca de alguns secretários e mantivemos outros da gestão anterior. Então, a transição foi muito produtiva, mesmo com a questão do prazo reduzido, devido à pandemia”, explica.
Pandemia: trabalhar sem saber a demanda do próximo dia
O gestor declara que assumir a administração em meio à pandemia não foi fácil, “pois é uma situação de trabalhar sem ter clareza do que vai ser demandado no próximo dia”.
Ele pontua que o município, que tem no artesanato e no turismo comercial sua principal movimentação na economia, foi bastante afetado, mas a situação está sendo superada.
“Assim como o país inteiro, a pandemia afetou nosso município em vários quesitos. Isso nos deixa em uma situação difícil, mas contamos com uma ótima equipe de governo para enfrentar a pandemia da maneira mais eficiente possível”, argumenta.
“Tivemos que planejar todas as nossas ações e projetos em torno do combate à Covid-19. Sempre priorizando a saúde, buscamos dar andamento a projetos de outras áreas e, para isso, uma equipe de governo preparada foi primordial”
– aponta Lucas Paulo, prefeito em exercício de Resende Costa.
Ele sinaliza que, mesmo com as atenções voltadas à pasta da saúde, os secretários se empenharam em suprir as demandas de suas respectivas áreas.
“Por isso, quando vencermos a pandemia, acredito que nossa cidade estará em dia com os avanços sociais e de infraestrutura”, diz.
Foco na conclusão de obras
Como já havia destacado em relação à transição de governo, Lucas ressalta que a administração recebeu a prefeitura em boas condições: “a Prefeitura estava organizada, com a questão financeira em dia”.
O objetivo agora é a conclusão de obras que já estavam iniciadas, para que outras propostas possam ser colocadas em prática. “Pegamos muitas obras em andamento e nossa meta é terminá-las, para que possamos executar novos projetos, como a aquisição de novos veículos para a frota municipal – inclusive, já adquirimos um retroescavadeira zero quilômetro”, elenca.
“A Secretaria de Obras está muito empenhada na finalização da nova avenida, uma obra que vai trazer grandes benefícios ao nosso município”, exemplifica.
Ele revela que a administração está planejando também a compra de carros para a pasta da Saúde e reforça, novamente, que eles receberam a prefeitura com a situação financeira muito positiva.
“Isso nos deu uma certa tranquilidade para planejar novos investimentos e finalizar obras que estavam em andamento”, ressalta.
Apoio à saúde e zona rural
Lucas lembra que outro foco de atenção da administração é a zona rural, que desempenha, segundo o prefeito em exercício, um papel importante na economia do município.
“Estamos investindo na manutenção de estradas, pontes, mata-burros, calçamentos de morros e em melhorias nas próprias comunidades rurais”, elenca.
Ele também ressalta os investimentos que estão sendo realizados na saúde. “Acabamos de adquirir, em parceria com o Hospital Nossa Senhora do Rosário, uma usina de oxigênio, importante aquisição para o nosso setor de saúde. Conseguimos ‘zerar’ a fila para cirurgia de catarata também”, expõe.
Relação com o Legislativo
Ao NG, Lucas Paulo avalia que o relacionamento do Executivo com o Legislativo está sendo muito positivo – seja com representantes da situação ou da oposição.
“Tratamos todos com a mesma atenção, buscando ouvir as demandas de cada vereador, independente do partido. Acredito que, assim, quem ganha é a cidade. O bom relacionamento entre Executivo e Legislativo é positivo para todos”, afirma.
Boa expectativa para o restante do ano
O prefeito em exercício declara que, apesar da pandemia, a administração municipal tem uma boa expectativa para os próximos seis meses.
“A equipe de governo e nossos servidores estão muito empenhados. Com o apoio da equipe de Saúde e das polícias Civil e Militar, temos enfrentado a pandemia de maneira planejada, conseguindo reduzir o número de casos positivos de Covid-19”, explica.
Outro ponto que Lucas Paulo destaca é a dedicação na campanha de vacinação, que vem avançando e superando a média nacional e também a estadual.
“Assim, enfrentando a pandemia de maneira eficiente, contando com o empenho de nossa equipe de governo e servidores, esperamos colocar em prática novos projetos para Resende Costa avançar”, conclui.
Lucas permanece no cargo interinamente até que Zinho tenha condições para retornar ao posto de prefeito de Resende Costa.