Início Especiais RETROSPECTIVA: A HORA DE VOTAR

RETROSPECTIVA: A HORA DE VOTAR

Design: Lucas Maranhão / Notícias Gerais

Caroline Santos Teixeira
Notícias Gerais

O primeiro ano do Notícias Gerais não poderia ser mais intenso: além da pandemia causada pelo novo coronavírus e a consequente crise, social e econômica, que foi estabelecida, este ano também foi marcado pelas eleições municipais. Já nos primeiros meses de existência, o NG se comprometeu a levar informações sobre a política regional da forma ética e independente.

Com uma cobertura apartidária e investindo na pluralidade de vozes, a equipe de reportagem acompanhou desde os lançamentos e confirmações das pré-candidaturas às prefeituras da região até o resultado de quem foi eleito. Durante o período de campanha, o Notícias Gerais também esteve disponível para que os candidatos apresentassem suas propostas e se defendessem de polêmicas.

Design: Lucas Maranhão / Notícias Gerais

Um dos assuntos que repercutiu na região envolveu a divulgação da lista dos “candidatos milionários” que receberam auxílio emergencial. Na ocasião, esteve disponível para ouvir os nomes citados no documento e entrevistou, inclusive, o Eloy Marques Filho, que utilizou a oportunidade para se defender do ocorrido.

Outra controvérsia que aconteceu durante a corrida eleitoral foi a falsa pesquisa eleitoral divulgada por nomes do PSDB de São João del-Rei. Em  busca de mais informações, o NG foi atrás do tucano Rômulo Viegas (PSDB), candidato à Prefeitura de São João del-Rei pela sigla. Ao se defender, Rômulo alegou que o partido não era responsável pela mesma.

Contudo, a cobertura jornalística não foi focada apenas nas polêmicas dos nomes presentes na corrida eleitoral, mas também nas representações ausentes no pleito: reportagens publicadas pelo portal evidenciaram, por exemplo que as mulheres candidatas ainda são minoria na região e também que existiu uma desigualdade racial no pleito em Barbacena.

Ainda assim, conseguimos mostrar que existem iniciativas para uma maior inclusão na política: como o PT de Prados, que optou por investir em candidaturas femininas no pleito deste ano, ou ainda, as candidaturas coletivas, que se configuram como uma nova forma de fazer política.

Outro momento marcante das eleições 2020, foi a cassação temporária da candidatura do prefeito Nivaldo Andrade (PSL). Sob alegações de ter cometido irregularidades nas suas administrações anteriores, o candidato foi considerado inelegível por um breve período de tempo. Mas, após o partido recorrer da decisão, a candidatura foi novamente deferida e Nivaldo acabou reeleito prefeito do município são-joanense.

O dia do votação

No dia do pleito, o NG foi às ruas para saber como estava o clima entre os eleitores em São João del-Rei e Barbacena

Com o fim da votação, a equipe do portal se dedicou a cobrir, levantar e informar os resultados das cidades da região.
Contando com algumas surpresas, como por exemplo a vitória de Carlos Du (MDB) para prefeito de Barbacena, e a eleição de Wagner do Didico (PL), em Santa Cruz de Minas, o portal buscou para informar o leitor de forma rápida e eficiente, mesmo com o atraso da divulgação da apuração dos votos.

Todo a atuação dos profissionais envolvidos gerou resultado perante os leitores do portal: só nas 24 horas que se seguiram ao fechamento das urnas, o NG contabilizou 67 mil acessos.

Ao longo dos dois meses, foram quase 250 conteúdos diferentes sobre as eleições municipais. A matéria apresentando os 295 candidatos a vereadores de Barbacena obteve 21.557 acessos individuais ao longo do mês. A que apresentou, os candidatos a vereadores de Tiradentes, foi acessada por 2.855 pessoas diferentes, um número maior do que o dos eleitores que foram as urnas no domingo de votação: 2.751.  

Entre erros e acertos, o NG cumpriu seu dever de informar a milhares

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui