Início Gerais Cotidiano SAIBA COMO CUIDAR DE UMA PESSOA COM COVID-19 DENTRO DE CASA E...

SAIBA COMO CUIDAR DE UMA PESSOA COM COVID-19 DENTRO DE CASA E EVITAR QUE O VÍRUS INFECTE TODA A FAMÍLIA

Kamila Amaral
Notícias Gerais

O isolamento social é melhor e mais recomendada medida de prevenção ao novo coronavírus, tanto que as “palavras de ordem” para evitar a transmissão tem sido “fique em casa”. Mas e quando o vírus chega em casa?

No superlive promovida pelo Notícias Gerais, na última terça (23), foram discutidas medidas e cuidados para combater o avanço do novo coronavírus. Na live, a professora do curso de Medicina da UFSJ e vice-presidenta da Seção Sindical dos Docentes da UFSj (Adufsj), Ana Pimentel, explicou os cuidados que devem ser tomados quando se tem um familiar com Covid-19 em casa. 

“Qualquer pessoa que tenha sintomas, a gente recomenda que fique em um quarto dentro da própria casa. Que ela fique isolada dentro daquele quarto e que alguém possa levar para ela a comida e ela permaneça no quarto o tempo todo”, ensina a professora de Medicina.

No caso das casas com um único banheiro, muito comuns na região, ela explica os cuidados necessários. “Obviamente, se tiver um banheiro só em casa, ela pode usar este banheiro, mas este banheiro deve ser lavado pela própria pessoa assim que ela terminar de usar”, recomenda. 

Segundo a professora, a desinfecção deve ser feita com água e sabão. “Lavar com sabão e água é o suficiente para exterminar o vírus”, afirma Pimentel. 

Assintomáticos transmitem o vírus

Uma dúvida que angustia muitas pessoas é se os assintomáticos – aqueles que estão infectados pela Covid-19, mas não apresentam sintomas – também podem transmitir o vírus. A professora garante que sim e, por isso, ressalta que a atenção deve ser redobrada: a qualquer sintoma de gripe, tosse ou coriza, o recomendado é que a pessoa já fique isolada.

“Para aquelas pessoas que já estão sintomáticas é importantíssimo a gente dizer que o recomendado é elas ficarem em isolamento dentro da sua própria casa. Qualquer pessoa que tenha os sintomas, neste momento, de gripe, ou seja, tosse, coriza ou diarréia, ela potencialmente têm Covid-19. Como a gente está vivendo uma pandemia, a primeira causa que a gente pensa de pessoas que têm os sintomas é Covid-19”, esclarece. 

Cuidado com os surtos pontuais

Ana Pimentel ressalta que Minas Gerais vive uma situação ainda mais delicada, pois estão sendo registrados muitos surtos de Covd-19 durante a pandemia. “O surto durante uma pandemia é exatamente quando a gente tem a proliferação de muitos casos dentro de um ambiente único, que pode ser uma empresa, um abrigo, um asilo”, explica.

Um exemplo pode ser o caso de Santa Cruz de Minas, onde o número de casos confirmados dobrou em um único dia, após toda a família de um paciente infectado testar positivo para Covid-19. Já em São João del-Rei, a suspeita de que vários funcionários de uma mesma empresa estivessem infectados preocupou os moradores do bairro Colônia do Giarola.

Outro surto da doença foi registrado em um Lar para idosos no município mineiro de Piranga. Além dos pacientes da instituição, funcionários e seus familiares também foram infectados. E um outro, ainda, na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), em Barbacena, onde 204 dos 507 alunos foram infectados pela Covid-19.

Estes surtos pontuais preocupam as autoridades, pois podem causar uma sobrecarga no sistema de saúde e elevar o índice de ocupação dos leitos de UTI. “Em São João del-Rei esta é uma causa significativa mesmo e a gente vai precisar redobrar o cuidado nestes lugares que são coletivos, que as pessoas vivem juntas e nas empresas que estão funcionando, porque se uma pessoa se infectar, a chance de ter uma proliferação significativa é muito grande”, finaliza Pimentel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui