Kamila Amaral
Notícias Gerais
Em entrevista ao Notícias Gerais, a secretária municipal de Saúde, Rita Aguiar Barbosa, reafirmou que uma barreira sanitária voltará a ser instalada na cidade e que acredita que a possível regressão da macrorregião Centro-Sul nas ondas do programa “Minas Consciente” pode ser positiva e contribuir com a diminuição do avanço da pandemia na região.
“A regressão, eu acredito que, vai ser boa se ela for alinhada. É o que a gente está tentando fazer… A gente (as autoridades das cidades vizinhas) está fazendo um movimento para solicitar que São João del-Rei, que é a nossa cidade polo, tenha medidas mais restritivas, porque, principalmente, os outros municípios (da microrregião) são todos dependentes de São João del-Rei”, comenta Rita.
Na visão dela, as medidas restritivas adotadas pelas outras 17 cidades que compõem a microrregião de São João del-Rei serão pouco efetivas se não houver maior controle da cidade polo.
A secretária de Saúde de Santa Cruz de Minas relembra ainda que, a princípio, a expectativa era de que a macrorregião Centro-Sul fosse inserida na onda verde, que autoriza o funcionamento apenas dos estabelecimentos essenciais, do programa “Minas Consciente” – e não na onda branca, na qual as 51 cidades da macrorregião estão inseridas atualmente.
“O engraçado é que (antes) existia uma decisão se faria adesão ou não ao programa. Muitos municípios estavam em uma deliberação… que era mais restritiva ainda que a onda verde. Então, foi uma confusão, porque, mesmo estando na onda verde, a gente via que ainda não tinha condições de avanço”, revela.
Rita defende que o programa tem seu lado positivo, pois consegue realizar um acompanhamento da pandemia que muitos municípios não têm condições de fazer. “Mas ainda é bem deficitário porque os protocolos são muito vagos”, expõe.
Segundo ela, a onda branca do programa estabelece pouca flexibilização em relação a onda verde. “No entanto, a gente percebe que na onda verde tem serviços abertos que não deveriam estar, sobre os quais a gente não poderia ter controle”, afirma Barbosa.
Ainda assim, falta conscientização da população
Além das medidas que são de responsabilidade do poder público e de seus representantes, Barbosa acredita que também é necessária uma maior conscientização da população para conter o avanço da pandemia.
“Parece que as pessoas não estão entendo ainda a complexidade que é este novo coronavírus. As pessoas ainda acham que tudo acontece só com o outro, mas com elas não”, finaliza.
Covid-19 em Santa Cruz de Minas
De acordo com boletim epidemiológico municipal, atualizado na noite dessa sexta (19), Santa Cruz de Minas registra 15 casos confirmados de Covid-19. Desses, dois faleceram e dois estão recuperados.