Início Gerais Cotidiano SEM A PRESENÇA DE FIÉIS, IGREJAS DE SÃO TIAGO PODEM REALIZAR E...

SEM A PRESENÇA DE FIÉIS, IGREJAS DE SÃO TIAGO PODEM REALIZAR E TRANSMITIR CERIMÔNIAS

Foto: Douglas Caputo / Arquivo NG

Redação
Notícias Gerais

Em novo decreto, com data da última sexta (9), a Prefeitura de São Tiago sinalizou, entre outras deliberações, que igrejas e templos podem fazer a gravação e transmissão ao vivo de missas ou cultos, desde que seja mantida a distância mínima de três metros entre as pessoas durante a celebração ou gravação.

Além disso, conforme consta no documento (disponível aqui), está vedada a participação de fiéis durante esses momentos: apenas pessoas necessárias para a celebração tem a autorização para acompanhar presencialmente as cerimônias religiosas em São Tiago – que, assim como toda a macrorregião Centro-Sul de Saúde, está na onda roxa do programa “Minas Consciente”.

Relembre

Na última semana, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por 9 votos a 2, que estados e municípios podem decretar sobre a aberturas das portas dos templos sediados em respectivos territórios.

Votaram contra a liberação dos cultos presenciais neste momento da pandemia, os seguintes ministros: Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Edson Fachin, Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux, Marco Aurélio Mello, Rosa Weber e Ricardo Lewandowski.

Os únicos votos a favor da abertura das igrejas foram Dias Toffoli e Kassio Nunes Marques.

Após essa decisão, São João del-Rei permitiu, mediante publicação no Diário Oficial, que as cerimônias presenciais podem ocorrer com até 25% da capacidade de ocupação total dos templos. Além disso, devem ser mantidas as medidas de higiene e limpeza, como uso de máscara, álcool gel e desinfecção dos locais com álcool 70% ou água sanitária após cada celebração – conforme publicado em matéria do Notícias Gerais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui