Kamila Amaral
Notícias Gerais
Desde o início da manhã desta sexta (7), funcionários da Viação Presidente, em São João del-Rei, suspenderam as atividades e a circulação dos ônibus na cidade devido ao atraso no pagamento dos salários.
Além dos salários, eles completaram três meses também de atraso no pagamento do ticket alimentação.
Por falta de resposta da empresa à paralisação, não existe previsão para retomada da circulação dos ônibus. Os funcionários só pretendem retornar ao trabalho quando tiverem algum posicionamento da empresa em relação ao pagamento.
“Demorou muito (para o protesto acontecer) porque a gente perdeu a dignidade, é muito triste as pessoas na rua virarem para você e falarem ‘eu estou com dó’, a gente é trabalhador, não estamos pedindo nada além do pagamento dos nossos salários”, afirma um dos funcionários da empresa.
Sintrorei
O Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de São João del-Rei (Sintrorei) está com uma reunião marcada para a próxima segunda-feira (10) para discutir uma possível greve da categoria.
No entanto, a situação entre o sindicato e os funcionários da empresa é marcada por desencontros. A presidenta do Sintrorei, Sarita Passarelli, afirma que o sindicato se preocupa em defender o direito dos trabalhadores dentro da legalidade. Enquanto isso, muitos funcionários acreditam que o sindicato defende os interesses da empresa e não da categoria.
Por isso, em iniciativa própria, os funcionários anteciparam a paralisação para esta sexta (7), quando completam três meses sem pagamento.
O sindicato afirma que já está na Justiça contra a empresa e já enviou diversas denúncias ao Ministério Público sobre a situação dos funcionários. Uma outra denúncia, inclusive, deve ser encaminhada ainda nesta sexta.
Empresa
Segundo informações do Sintrorei, o sindicato e o encarregado da empresa em São João del-Rei já notificaram o dono da Viação Presidente sobre a paralisação e estão aguardando seu posicionamento e instruções.
Prefeitura
Ainda no início da manhã, um funcionário da Prefeitura Municipal de São João del-Rei esteve na garagem da Viação Presidente e entregou um ofício da administração municipal exigindo que pelo menos 30% da frota voltasse a circular, a alegação é de que, por se tratar de um serviço essencial, o transporte público urbano não pode parar totalmente.
Os funcionários foram informados do recebimento do ofício, mas decidiram manter a paralisação total.
“Porque a gente vai fazer favor pra empresa não ter que pagar multa? Eles falaram que a gente tem que ter responsabilidade com a população, mas a população vai entender a gente”, dizem os funcionários.
[…] SEM RETORNO DA EMPRESA, PARALISAÇÃO DA VIAÇÃO PRESIDENTE SE ESTENDE PELA MANHÃ […]
[…] trabalhadores da Viação Presidente para discutir a situação da empresa na cidade. Desde a manhã de sexta (7), os funcionários suspenderam as atividades reivindicando os salários que estão […]