Kamila Amaral
Notícias Gerais
Informações recebidas pelo portal Notícias Gerais indicam que funcionários da Unidade Básica de Saúde (UBS) de São Sebastião da Vitória, distrito de São João del-Rei, estariam concentrando – aos sábados – a aplicação das vacinas contra a Covid-19 aos moradores da região, em uma articulação para recebimento de gratificação por horas-extras trabalhadas.
Contactada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Saúde nega e explica o que tem provocado o atraso da vacinação no local.
Nas últimas duas semanas, o distrito de São Sebastião da Vitória registrou mais de 80 notificações de Covid-19, o que gerou sobrecarga na unidade de saúde, segundo informações da pasta.
Além disso, de acordo com a secretaria, a UBS – que possui apenas dois funcionários fixos – registra uma carência quadro de trabalhadores devido ao afastamento da técnica de enfermagem responsável pela Sala de Vacinação.
Para completar o cenário desfavorável, ainda de acordo com a pasta da Saúde de São João del-Rei, o refrigerador utilizado para armazenamento das vacinas deu problema e precisou ser substituído, sem contar que o distrito recebeu menos doses do imunizante.
“A Secretaria (de Saúde) priorizou o drive-thru nesta semana, para a gente poder atingir uma parcela maior da população. Então, essa semana a gente conseguiu abaixar bastante as idades (do público vacinado) e a vacinação nos distritos vai ser regularizada no final de semana”, explica a superintendente de Assuntos e Programas em Saúde de São João del-Rei, Michelle Nascimento.
Vacinação
Em São Sebastião da Vitória, a vacinação contra a Covid-19 está ocorrendo mediante agendamento. Nessa sexta (9), com as vacinas disponíveis, estão sendo vacinadas pessoas com 58 e 57 anos.
A partir da chegada de novas doses do imunizante a expectativa é de que o distrito alcance o drive-thru municipal que irá vacinar pessoas de 48 à 45 anos já na próxima semana.
Covid-19 no distrito
De acordo com o último boletim epidemiológico de São João del-Rei, o distrito de São Sebastião da Vitória já confirmou 180 casos de Covid-19.
Desse total, 119 estão recuperados, 59 cumprem quarentena e dois morreram.