Início Gerais Cotidiano SJDR: FUNCIONÁRIOS ESTARIAM ATRASANDO A VACINAÇÃO POR HORA-EXTRA; SECRETARIA NEGA

SJDR: FUNCIONÁRIOS ESTARIAM ATRASANDO A VACINAÇÃO POR HORA-EXTRA; SECRETARIA NEGA

VACINA - GRIPE
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Kamila Amaral
Notícias Gerais

Informações recebidas pelo portal Notícias Gerais indicam que funcionários da Unidade Básica de Saúde (UBS) de São Sebastião da Vitória, distrito de São João del-Rei, estariam concentrando – aos sábados – a aplicação das vacinas contra a Covid-19 aos moradores da região, em uma articulação para recebimento de gratificação por horas-extras trabalhadas.

Contactada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Saúde nega e explica o que tem provocado o atraso da vacinação no local.

Nas últimas duas semanas, o distrito de São Sebastião da Vitória registrou mais de 80 notificações de Covid-19, o que gerou sobrecarga na unidade de saúde, segundo informações da pasta.

Além disso, de acordo com a secretaria, a UBS – que possui apenas dois funcionários fixos – registra uma carência quadro de trabalhadores devido ao afastamento da técnica de enfermagem responsável pela Sala de Vacinação.

Para completar o cenário desfavorável, ainda de acordo com a pasta da Saúde de São João del-Rei, o refrigerador utilizado para armazenamento das vacinas deu problema e precisou ser substituído, sem contar que o distrito recebeu menos doses do imunizante.

“A Secretaria (de Saúde) priorizou o drive-thru nesta semana, para a gente poder atingir uma parcela maior da população. Então, essa semana a gente conseguiu abaixar bastante as idades (do público vacinado) e a vacinação nos distritos vai ser regularizada no final de semana”, explica a superintendente de Assuntos e Programas em Saúde de São João del-Rei, Michelle Nascimento. 

Vacinação

Em São Sebastião da Vitória, a vacinação contra a Covid-19 está ocorrendo mediante agendamento. Nessa sexta (9), com as vacinas disponíveis, estão sendo vacinadas pessoas com 58 e 57 anos.

A partir da chegada de novas doses do imunizante a expectativa é de que o distrito alcance o drive-thru municipal que irá vacinar pessoas de 48 à 45 anos já na próxima semana.

Covid-19 no distrito

De acordo com o último boletim epidemiológico de São João del-Rei, o distrito de São Sebastião da Vitória já confirmou 180 casos de Covid-19.

Desse total, 119 estão recuperados, 59 cumprem quarentena e dois morreram.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui