Redação
Notícias Gerais
O bispo diocesano de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento, juntamente com o Vigário Geral, padre Geraldo Magela da Silva, atualizaram nesta quarta (18) o decreto emitido na terça (17) com determinações para conter a pandemia de coronavírus entre os fiéis, conforme noticiou o Notícias Gerais.
As medidas recém anunciadas são ainda mais duras do que as primeiras e foram tomadas após eles se reunirem com prefeitos da Associação dos Municípios da Micro Região do Campo das Vertentes (Amver), profissionais da saúde, outros representantes das igrejas e religiões, além de representantes da sociedade civil.
O decreto atualizado proíbe a celebração das missas com participação dos fiéis e suspende casamentos, batismos e confirmações. Quanto aos matrimônios já agendados, a orientação é que a discussão sobre a conveniência de manter sua celebração pública seja discutida com os noivos.
O decreto permite que os batismos sejam celebrados somente em casos de urgência, ou seja, quando os fiéis correrem risco de morte. E também prevê que as exéquias (celebrações fúnebres) sejam feitas sem aglomeração de pessoas, de forma digna e breve, sem missas.
Caridade
O decreto atualizado determina ainda que os padres, sem se descuidarem das medidas protetivas, testemunhem especial atenção pastoral aos enfermos e aos que vivem em situação de pobreza extrema. “Esses últimos são os que mais sofrem nessa circunstância e a caridade pastoral deve nos fazer presentes e atuantes”, justifica o documento.