Início Gerais Cotidiano TIRADENTES DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ADOTA INICIATIVAS PARA CONTER A PANDEMIA...

TIRADENTES DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA E ADOTA INICIATIVAS PARA CONTER A PANDEMIA DE CORONAVÍRUS

Foto: Najla Passos – Notícias Gerais

Daniela Mendes
Especial para o Notícias Gerais

Mesmo não tendo nenhum caso suspeito ou confirmado no município, nesta terça-feira (16), o prefeito de Tiradentes Zé Antônio do Pacu (PSDB) decretou situação de emergência na cidade. Assim, ficam suspensas as aulas da rede municipal (do dia 19 a 24 de março), os eventos com mais de 200 pessoas, as feiras livres por um período de 15 dias e eventos esportivos que tenham torcidas.

Além disso, estão sob restrição as visitas a pessoas adoecidas e acamadas, bem como aglomerações nas Unidades de Saúde e Casa de Saúde do bairro Pacú e Abrigo Tiradentes, asilos e similares.

O decreto também restringe as pessoas de se aglomerarem nas secretarias municipais, no Centro de referência de Assistência Social (Cras), clínicas particulares, consultórios médicos, bem como bares, restaurantes e qualquer outro estabelecimento que implique em agrupamentos em salas de espera e ambientes fechados.

Para ônibus, vans, táxis e veículos por aplicativo, o decreto recomenda que as empresas apenas utilizem os veículos com a capacidade de passageiros sentados e as janelas tem que estar abertas. Caberá, para tanto, a fiscalização da Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana ao lado da Guarda Municipal. Aos ônibus intermunicipais foram recomendados a divulgação aos usuários das normas relativas ao enfrentamento do Covid-19.

Também os atendimentos presenciais em todas secretarias do município foram suspensas, exceto as solicitações on line, por e-mail ou telefone. Pois os servidores cumprirão a jornada de trabalho normalmente. Grávidas, maiores de 60 anos e portadores de doenças crônicas poderão optar por trabalhar remotamente de suas casas.

Precaução e otimismo

A administração levou em conta a lei que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus (13.979), além de decretos estaduais de situação de emergência de saúde (113) e o que dispõe sobre medidas de prevenção ao contágio, enfrentamento e contingenciamento da epidemia de doença infecciosa viral respiratória causada pelo vírus (47.886).

Antes de assinar o decreto, criou um comitê gestor do COVID-19 juntamente com uma página no Facebook para informar a população. No domingo (15), houve uma reunião com as principais instituições da cidade. “Essa é uma campanha conjunta. Foi discutida em uma reunião com a presença da prefeitura, Asset, conselhos de Desenvolvimento Urbano, Políticas Culturais e Patrimônio, Turismo”, informou o Secretário de Cultura, Henrique Rormnhan.

Depois do encontro, a Prefeitura aderiu a campanha da Associação Empresarial de Tiradentes (Asset) junto a outras como o Conselho Municipal de Políticas Culturais e Patrimônio, que incentiva os turistas a não cancelarem suas visitas, mas remarcarem as datas do passeio.

De fato, o clima é de otimismo. Mesmo tendo que adiar o Foto em Pauta que começaria amanhã, o fotógrafo e coordenador do evento Eugênio Sávio diz que pretende realizá-lo ainda este ano. “A gente não vai cancelar não, a gente vai remarcar! A gente não vai dizer uma data agora porque ainda não sabe a situação daqui pra frente. Eu não trabalho com  a hipótese de não realizar não. Até mesmo por uma questão de compromisso”, garante.

Depois do Foto em Pauta, o próximo evento seria o Tiradentes em Cena. A coordenadora da mostra de teatro, Aline Garcia, disse que embora não possa ainda dizer quais serão as novas datas, está confiante que este momento difícil vai passar e o evento acontecerá. “O setor cultural está sofrendo muito, são muitos eventos cancelados. Devíamos seguir o exemplo da Alemanha onde o Ministério da Cultura do país prometeu assistência financeira a instituições de arte que enfrentam incertezas em meio a queda no turismo e na economia”, sugere e lembra a população para nesse momento de reclusão, enquanto estiverem assistindo séries de TV e entretenimento, que reflitam sobre o papel da cultura e valorizem os trabalhadores da área, como atores e produtores.

O diretor artístico do Festival Arte Vertentes, Luis Gustavo Carvalho, que com o evento também desenvolve outras ações culturais durante todo o ano na cidade, informou que as atividades foram suspensas por hora. Mas que a equipe ainda não vai alterar a data do evento, já que ele se realiza em setembro. “Estaremos acompanhando a evolução da pandemia e esperamos que até setembro a situação já esteja normalizada”, afirmou otimista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui