Início Opinião Entrevistas ZÉ DO PACU CANCELA FESTIVIDADES EM TIRADENTES E AVALIA MANDATO

ZÉ DO PACU CANCELA FESTIVIDADES EM TIRADENTES E AVALIA MANDATO

Zé Antônio do Pacú, prefeito de Tiradentes entre 2017 e 2020. Foto: Redes Sociais.

Kamila Amaral
Notícias Gerais

Devido ao avanço da Covid-19 em Tiradentes e região, a Prefeitura Municipal cancelou todas as festividades de fim de ano que iriam acontecer nos espaços públicos da cidade, como o Natal Iluminado e a programação de Réveillon. 

Os bares e restaurantes poderão funcionar no horário entre 11h e 23h, seguindo as orientações e medidas de segurança. O prefeito José Antônio do Nascimento, o Zé do Pacú, pediu a compreensão do comércio sobre a situação. Além disso, desestimulou a visita de turistas que desejam passar o fim de ano em Tiradentes alegando que “não vai ter nada aqui, nos espaços públicos”.

Para a população de Tiradentes, a orientação da Prefeitura é que só saiam de casa quando necessário – fazendo uso de máscara. O executivo municipal reforçou que o combate à pandemia é de responsabilidade tanto do povo e quanto do poder público.

Balanço de gestão

Há poucos dias do final de seu mandato à frente da Prefeitura de Tiradentes, Zé do Pacú faz um balanço positivo de seu mandato e defende que o maior legado de sua gestão foram os investimentos no serviço municipal de saúde. 

“O nosso maior legado é, sem dúvidas, o serviço de saúde, com a implantação da urgência e emergência. O nosso povo é atendido na Casa de Saúde Pacu por profissionais sérios e capacitados”, informa o prefeito.

Ele cita também as ações da Prefeitura nas áreas de educação, transporte e preservação do patrimônio, sinalizando que sua gestão foi responsável pela renovação da frota de transporte escolar da cidade, com cinco veículos novos, sendo um deles com acessibilidade para pessoas com deficiência física.

Além disso, por meio da criação da Secretaria Municipal de Trânsito, segundo o gestor, foi possível organizar o tráfego e sinalizar, devidamente, a cidade de Tiradentes.

“Restauramos grande parte do nosso patrimônio histórico, como a capela São Francisco de Paula, a igreja Nossa Senhora do Rosário, a Capela do Canjica, o Chafariz de São José e a Estação Ferroviária César de Pina”, acrescenta Zé do Pacú. 

Combate à pandemia

Assim como os demais prefeitos da região, Zé Antônio defende as ações da Prefeitura de Tiradentes no combate à pandemia da Covid-19, afirmando que sua administração fez o possível para proteger as famílias da cidade. Segundo ele, Tiradentes foi uma das cidades históricas mineiras que ficou com o comércio fechado por mais tempo. 

“Nós priorizamos a preservação da saúde e da vida dos tiradentinos. Foi preciso permanecer fechada por um tempo, para a reabertura com segurança”, esclarece. 

Ainda citando medidas de enfrentamento à pandemia, o prefeito listou algumas das ações da Prefeitura, como a disponibilização de Equipamento de Proteção Individual (EPI’s) para todos os profissionais de saúde da cidade, compra de equipamentos para a Casa de Saúde, criação das barreiras sanitárias, promoção de ações de conscientização, com entrega de cartilhas informativas sobre o coronavírus, realização de repasses financeiros para a Santa Casa de Misericórdia e para o Hospital de Nossa Senhora das Mercês, ambos em São João del-Rei, responsáveis pelo atendimento da população de toda a microrregião.

Além disso, o prefeito sinalizou também os esforços da Prefeitura para a reabertura segura da cidade para o turismo. “Fizemos parceria para capacitar os profissionais de todos os setores para a reabertura consciente do turismo, criamos o Alvará Covid-19 e o Selo Estabelecimento Seguro e instalamos totens de álcool em gel na cidade”, lembra Zé Antônio do Pacú.

Próxima gestão

O atual prefeito de Tiradentes afirma que a próxima administração municipal receberá uma Prefeitura organizada e sem dívidas. Ainda sim, ele afirma que na gestão pública existe muita burocracia e nem tudo é rápido como os gestores gostariam.

Para os próximos anos, principalmente 2021, Zé Antônio acredita que o maior desafio da próxima administração será manter o equilíbrio necessário para administrar a cidade em meio à pandemia da Covid-19. 

“Espero que a próxima administração saiba preservar a vida da população tiradentina e, ao mesmo tempo, manter o aquecimento da economia que vive do turismo”, finaliza.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui