Início Gerais Cotidiano TIRADENTES VACINA IDOSOS COM MAIS DE 90 ANOS

TIRADENTES VACINA IDOSOS COM MAIS DE 90 ANOS

Imagem: iStock

Kamila Amaral
Notícias Gerais

A cidade de Tiradentes já está vacinando idosos acima de 90 anos, mas ainda não divulgou o número de beneficiados. Segundo dados da Prefeitura, já foram vacinados aproximadamente 108 profissionais de saúde da linha de frente do combate à Covid-19, entre eles vacinadores e profissionais que atuam em instituições de longa permanência, laboratórios e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Além disso, 21 idosos de instituições de longa permanência e três pessoas com deficiência receberam a primeira dose do imunizante. Nos dados do vacinômetro constam que 58 profissionais de saúde e três idosos de instituições de longa permanência receberam a segunda dose. 

Em Tiradentes, a equipe de saúde optou por completar a vacinação de todos os idosos com mais de 90 anos por exemplo, antes de divulgar os dados referentes a vacinação desse grupo. Por isso, apesar dos idosos com mais de 90 anos já estarem sendo vacinados, o quantitativo ainda não foi divulgado. 

Sem problemas com fura-filas ou efeitos adversos da vacina, Tiradentes enfrenta sua principal dificuldade na campanha de vacinação justamente junto aos idosos. “O desafio maior é a busca ativa pelo público alvo e o deslocamento até eles. Temos três zonas rurais no município, então ir até estes pacientes leva tempo da equipe. Alguns moram (em lugares) muito distantes e como temos recebido multidoses temos que ficar correndo e agendando porque corremos o risco de perder as doses”, conta a enfermeira responsável técnica (RT), Milene Santana Silva. 

Para a vacinação dos idosos acamados e carentes que têm qualquer tipo de dificuldade de locomoção, a equipe de saúde adotou a estratégia de elencar pontos de referência que são de fácil acesso da população. Se mesmo assim a pessoa não puder ir até a unidade de vacinação, a equipe vai até ele. 

A enfermeira explica também que a vacinação na cidade está ocorrendo a partir das doses que eles têm disponível, no momento quem já recebeu a primeira dose da CoronaVac está recebendo a segunda. “Não foi liberada ainda somente a da Astrazeneca, devido o aprazamento para segunda dose ser maior”, esclarece a enfermeira. 

A cidade não tem previsão para o recebimento de novas doses da vacina contra à Covid-19, mas o Governo do Estado avisa ao município, por questões de logística, quando uma nova remessa estiver para ser enviada.

“Temos tudo organizado somente à espera da chegada das vacinas”, afirma Silva, sobre a disponibilidade de insumos e profissionais necessários para a vacinação na cidade. 

No decorrer do processo de vacinação, Tiradentes vai seguir os grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Imunização e as deliberações e normas técnicas enviadas pelo Governo do Estado. 

Enquanto a vacinação em massa não está disponível, a máxima da prevenção e cuidado continua a mesma. “Ficar em casa sempre que possível, a lavagem das mãos, o uso de máscaras e evitar aglomerações”, reforça a enfermeira. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui