Najla Passos
Da Editoria
O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) decidiu disponibilizar, online e gratuitamente, uma série de conteúdos a exposição “Egito Antigo: Do Cotidiano à Eternidade”, recorde de público no Rio de Janeiro.
São 140 peças do Museo Egizio de Turim, na Itália, o segundo maior em acervo de cultura egípcia do mundo, incluindo sarcófagos, múmias de animais e uma múmia humana da 25ª Dinastia.
A exposição atraiu mais de 1,5 milhão de pessoas ao CCBB no Rio de Janeiro, de 12 de outubro de 2019 a 2 de fevereiro deste ano. Com entrada gratuita, atraiu cariocas e turistas de todos os cantos do mundo.
Desde o dia 19 de fevereiro, estava em exibição no CCBB de São Paulo, com grande procura também. Até que o centro cultural teve que fechar suas portas, em 14 de março, devido à pandemia de Covid-19.
Conteúdos liberados
Na internet, está liberada, por exemplo, uma palestra com o curador da exposição, Pieter Tjabbes, gravada em 3 de abril, na qual ele explica aspectos de montagem da mostra, curiosidades dos bastidores e elenca os destaques entre as 140 obras.
Em entrevista à Agência Brasil, no dia 18 de fevereiro, Tjabbes explicou que a mostra revela aspectos da historiografia geral do Egito Antigo de forma didática e interativa.
Acesse aqui o vídeo da exposição e os slides usados aqui.
No catálogo oficial da exposição, é possível entender de forma ainda mais aprofundada os aspectos da civilização egípcia apresentados na mostra e como eles se relacionam. Acesse aqui.
Também há conteúdo próprio para crianças e educadores aqui. Para aqueles que necessitam de recursos de acessibilidade, há audiodescrição, audioguia e roteiro em Libras da mostra aqui.