Raquel Viana *
Os benefícios da Inteligência Emocional são diversos e impactam diretamente no ambiente de trabalho de que tem a competência.
Mas o que é Inteligência Emocional?
É a capacidade de identificar os nossos sentimentos e das pessoas que nos cercam baseados na autoavaliação, motivação, controle de nossas emoções e como lidar com elas.
E como usamos a Inteligência Emocional nos nossos negócios e nas empresas?
Através da nossa capacidade de controlar as nossas emoções para promover o crescimento de todos os pilares e termos ações mais assertivas diante dos nossos colaboradores, clientes, chefias, parcerias…
Um bom líder precisa estar preparado para enfrentar os desafios do mundo corporativo, saber lidar com as emoções, como por exemplo, mau humor dos trabalhadores, chefes intimidadores, prazos não cumpridos, erros e uma série de causas que se acumulam no cotidiano.
E ela pode ser compreendida em dois tipos: a intrapessoal e a interpessoal.
Vamos entender um pouquinho melhor como podemos nos desenvolver?
A intrapessoal é a capacidade de compreender a si mesmo e apreciar seus próprios sentimentos, medos e motivações. É necessário que você desenvolva o seu autoconhecimento, seu controle emocional, sua automotivação, sua autoconfiança e a lidar com as emoções negativas.
A interpessoal é você aprender a lidar com os desejos, motivações e os sentimentos dos outros. Aperfeiçoando a sua organização em grupo, aprender a negociar soluções e resoluções de conflitos, desenvolver a empatia e sensibilidade social, que é identificar os sentimentos das pessoas sobre os seus motivos.
Vale lembrar que tudo é um processo e é comum haver recaídas por causa de antigos hábitos, mas não desanime e desenvolva as suas habilidades com paciência e determinação. Busque sempre conquistar aprimorar seus comportamentos com sabedoria.
Curtiu? Deixe aqui nos comentários e envie podem sugerir novos temas.
* Especialista em PNL (Reprogramação Mental) e Inteligência Emocional. Siga meu Instagram @raquelvianaoficial
Os artigos de opinião e colunas publicados não refletem necessariamente a opinião do portal Notícias Gerais.