Início Gerais Cotidiano COVID-19: POR QUE A QUARENTENA DA PRIMEIRA-DAMA DE SJDR DUROU SÓ 8...

COVID-19: POR QUE A QUARENTENA DA PRIMEIRA-DAMA DE SJDR DUROU SÓ 8 DIAS?

Vídeo: reprodução / rede social

Redação
Notícias Gerais

Nesta quarta (23), a advogada, secretária de Assistência Social de São João del-Rei e primeira-dama do município, Aline Gonçalves, 38 anos, retornou ao trabalho, após uma brevíssima licença para se recuperar da infecção por Covid-19, que contraiu ao mesmo tempo que seu marido, o prefeito e pré-candidato Nivaldo de Andrade (PSL).

Foram apenas oito dias afastadas do trabalho, o que assustou não só os servidores municiais que têm contato com ela, mas também a população da cidade. Em vídeo divulgado nas suas redes sociais, ela agradeceu as mensagens de carinho que recebeu no período, disse que o marido continuava de repouso, mas não explicou sua quarentena atípica.

No dia 13 de setembro, Aline participou da convenção do PSL que indicou o nome do marido para concorrer à renovação de mais quatro anos na administração da Prefeitura de São João del-Rei. Um evento público que, embora tenha sido limitado na última hora por pressões diversas, contou com a participação de pelo menos algumas dezenas de pessoas. No dia seguinte, a segunda (14), Nivaldo começou a sentir os sintomas da Covid-19 e o casal se submeteu aos exames, confirmados na terça (15).

Mudança no protocolo

Quando a Covid-19 surgiu, o protocolo de segurança da Organização Mundial de Saúde (OMS), seguido pelo Ministério da Saúde do país, estipulava que as pessoas infectadas ou sob suspeita de infecção ficassem em quarentena por 14 dias. Mas com o decorrer das pesquisas sobre o período de incubação do vírus, isso mudou. No dia 5 de junho a OMS passou a defender que o período de isolamento fosse reduzido para 10 dias após o diagnóstico da covid-19.

À época, a líder técnica da OMS, Maria van Kerkhove, explicou que os infectados assintomáticos deveriam ficar isolados por dez dias e os com sintomas leves, por dez dias mais três dias após os sintomas desaparecerem . No entanto, ela ressaltou que, apesar de pesquisas apontarem o período como seguro, não há 100% de certeza de que o vírus desaparecerá.

“As pessoas que têm a doença severa e que precisam ser hospitalizadas podem ter o PCR positivo por várias semanas, não temos um limite superior disso”, ressaltou em coletiva de imprensa. E citou o caso em que cientistas conseguiram encontrar o vírus em até mais de três semanas depois do início dos sintomas.

No boletim epidemiológico do estado de Minas Gerais, já é considerado o isolamento domiciliar de dez dias. Desde a quarta (23), a reportagem do Notícias Gerais tenta, sem sucesso, saber qual a recomendação do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus do município para o período de isolamento. Foi feito contato com a enfermeira-chefe da Vigilância e membro do Comitê Coronavírus de São João del-Rei, mas não houve retorno. Se e quando houver um posicionamento, será adicionado nesta matéria. O NG segue disponível para ouvir os envolvidos.

A conta não fecha

Mesmo considerando a mudança no protocolo, as contas não fecham quando se trata da 1ª dama de São João del-Rei. Se o diagnóstico saiu no dia 15, como informou Nivaldo, como ela pode estar de volta ao trabalho nesta quarta (23), apenas oito dias depois? E se o diagnóstico foi feto anteriormente, ela teria ido à convenção do partido já ciente de que estava infectada e poderia propagar a doença?

A reportagem do NG entrou em contato com a assessoria de imprensa da prefeitura, no final da manhã desta quinta (24), mas até o fechamento desta edição não obteve retorno. A reportagem também encaminhou mensagem à secretária, mas também não obteve resposta.

* Atualizada – 25/9 – 14h: nesta sexta (25), a primeira-dama, Aline, conversou com a equipe do Notícias Gerais. Confira aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui