Início Gerais Cotidiano MATÉRIA ATUALIZADA: DOS 128 CASOS SUSPEITOS DE COVID-19 NOTIFICADOS EM SJDR, 85...

MATÉRIA ATUALIZADA: DOS 128 CASOS SUSPEITOS DE COVID-19 NOTIFICADOS EM SJDR, 85 NÃO FORAM SUBMETIDOS A EXAMES

Vídeo: Secretaria de Saúde de São João del-Rei

Redação
Notícias Gerais

Dos 128 casos de pacientes suspeitos de terem sido contaminados pelo Covid-19 em São João del-Rei, 85 não foram submetidos a exames clínicos para comprovação. O procedimento, que é indicado pelo Ministério da Saúde, mascara os números do coronavírus no município e impede que tanto as autoridades sanitárias quanto a população tenham a real dimensão do avanço da doença.

O Informe Epidemiológico do município esclarece que, de acordo com as normas preconizadas pelo Ministério da Saúde, pacientes com sintomas gripais não são mais submetidos aos exames. Apenas pacientes graves e trabalhadores da saúde são submetidos aos exames comprobatórios.

Entretanto, todos os suspeitos ficam em isolamento domiciliar, monitorados pelas equipes de saúde do município. “O resultado de exame é importante sim para a questão epidemiológica, se circula ou não circula, mas não vai mudar nada na forma com que o médico vai conduzir, porque não existe hoje tratamento para o coronavírus”, afirma em vídeo a enfermeira-chefe do Setor de Epidemias da Secretaria de Saúde do município, Eliene Freitas.

Ela reforça que, hoje, todo caso de sintomas gripais é considerado possível caso de coronavírus. “A medida de controle, de conduta, tem que ser adotada. É isolamento de 14 dias em casa. É separar o leito, separar o quarto. É adotar medidas de precaução para não haver mais transmissão”, alerta.

Números do dia

De acordo com o Informe Epidemiológico desta quarta (1), São João del-Rei segue com três casos confirmados e 27 aguardando os exames laboratoriais, sendo que dentre estes há pacientes internados. O atraso na entrega dos exames é cada vez maior e, em alguns casos, chega a 20 dias.

Isso ocorre porque, em Minas Gerais, todos os exames laboratorias são feitos pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), que está sobrecarregada. O laboratório ampliou sua capacidade de 200 para 400 exames por dia, mas ainda não dá conta de atender a demanda do Estado.  

Ações do Estado

Em coletiva de imprensa, na tarde de terça, o governador Romeu Zema (NOVO) afirmou que a Funed vai dobrar sua capacidade de realização de exames. “Em outra frente ampliaremos o número de testes. A Funed vai dobrar sua capacidade e estamos em alinhamento constante com laboratórios particulares e com o Ministério da Saúde, que disponibilizará testes para o nosso Estado”, finalizou o governador.

Entretanto, o subsecretário de Vigilância em Saúde, Dario Brock Ramalho, informou que os testes rápidos que devem ser enviados pelo Ministério da Saúde são testes sorológicos, e são voltados ao monitoramento, por exemplo, do pessoal da Saúde, de modo que se possa recompor o número de profissionais atuando o mais rápido possível.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui