Início Gerais Cotidiano TERCEIRO PACIENTE COM COVID-19 EM SJDR TEM HISTÓRICO DE VIAGEM PARA BH

TERCEIRO PACIENTE COM COVID-19 EM SJDR TEM HISTÓRICO DE VIAGEM PARA BH

Foto: Najla Passos

O terceiro caso confirmado do novo coronavírus em São João del-Rei foi registrado pela Vigilância Epidemiológica na tarde dessa terça-feira (31). E na manhã dessa quarta (1), mais informações sobre o paciente foram divulgadas.

Segundo o boletim, trata-se de um homem que apresenta histórico de viagem para a capital mineira, Belo Horizonte, identificada como região de transmissão comunitária. Ele cumpriu a quarentena domiciliar e foi monitorado pela equipe de saúde. No momento, o seu estado de saúde é estável.

Mais um caso é descartado

Em 24 horas, mais um possível caso de Covid-19 em São João del-Rei foi descartado, subindo de 12 para 13. Além disso, 27 continuam aguardando o resultado dos exames e o número de casos notificados, mas que não tiveram amostras coletadas por causa de determinação do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Belo Horizonte, passo de 84 para 85.

Região de transmissão comunitária

De acordo com o Ministério da Saúde, existem três categorias para classificar a contaminação por coronavírus: transmissão comunitária, caso importado e transmissão local.

Na transmissão comunitária, não há uma capacidade “de relacionar casos confirmados através de cadeias de transmissão para um grande número de casos OU pelo aumento de testes positivos através de amostras sentinelas (testes sistemáticos de rotina de amostras respiratórias de laboratórios estabelecidos).

O caso importado, por sua vez, abrange a infecção que ocorreu fora do local de residência. Enquanto a transmissão local é quando existe a identificação de caso suspeito ou confirmado em que a fonte de infecção é conhecida ou até a 4ª geração de transmissão.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui