Início Gerais Brasil UFSJ PERDE 30 BOLSAS DE PESQUISA; PARLAMENTARES TENTAM REVERTER SITUAÇÃO

UFSJ PERDE 30 BOLSAS DE PESQUISA; PARLAMENTARES TENTAM REVERTER SITUAÇÃO

Só a UFSJ perdeu 30 bolsas de pós-graduação. (Foto: Ascom UFSJ)

ADUFSJ – Seção Sindical

A UFSJ perdeu 30 bolsas de pós-graduação, de acordo com o reitor Sérgio da Gama Cerqueira, em função da alteração da política de distribuição, imposta pela Portaria 34 da  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do dia 9 de março. 

A situação fica ainda mais complicada levando em consideração que, em portarias divulgadas no final de fevereiro, a Capes já havia modificado os critérios para distribuição das bolsas de pós-graduação. Segundo o reitor da UFSJ, esses novos critérios prejudicaram as universidades de pequeno e médio porte. “Mesmo as ‘grandes’, como a USP, se manifestaram contra essas medidas”, ressalta.

Segundo o reitor da UFSJ, a alteração na política de distribuição de bolsas da Capes prejudicou as universidades de pequeno e médio portes (Foto: Ascom UFSJ)

Cerqueira afirma que, juntamente com a Associação Nacional dos Dirigentes das instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), se manifestou contra a situação. Entretanto, não buscou tomar providências mais incisivas, já que seu mandato como reitor termina no próximo dia 9 de maio. 

Ele ainda ressalta que esse é um péssimo momento para os cortes devido à crise causada pela pandemia do Covid-19. “Os pesquisadores precisam ter condições de ficar em casa”, declara. 

Apoio parlamentar

Quem também está se mobilizando para manutenção das bolsas Capes é a deputada federal Margarida Salomão (PT-MG). Ela apresentou o Projeto de Lei n º 112/2020, que prevê a revogação da portaria que suspende as bolsas. Agora, ela está articulando para que o projeto entre em votação na próxima sessão da Câmara dos Deputados. 

A deputada Margarida Salomão (PT-MG) é uma das que apresentaram PL para suspender os cortes. (Foto: Divulgação)

Segundo Margarida, isso é necessário para que se restabeleça a normalidade no sistema. “O corte dessas bolsas de mestrado e doutorado desorganiza profundamente o ensino da pós-graduação”, afirma. O impacto desses cortes na pesquisa nacional também foi considerado. “Nós não temos como fazer ciência, em nenhum lugar do mundo, sem a participação dos estudantes de pós-graduação”, ressalta. 

Para a deputada, uma vez que muitos cursos de pós-graduação estão mantendo as pesquisas que podem ser feitas à distância, assegurar as bolsas aos pesquisadores é uma garantia de sobrevivência para os pesquisadores. 

A deputada federal Alice Portugal (PCdoB-BA) também apresentou um projeto de lei no mesmo sentido. Ambos estão tramitando em conjunto e a expectativa é de que cheguem ao plenário até sexta (3).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui