Início Gerais Cotidiano EM 21 DIAS, CASOS DE COVID-19 EM BARROSO AUMENTAM MAIS DE 420%

EM 21 DIAS, CASOS DE COVID-19 EM BARROSO AUMENTAM MAIS DE 420%

Foto: Divulgação / Prefeitura de Barroso

Carol Rodrigues
Notícias Gerais

Desde o dia primeiro de julho, os casos confirmados de pessoas infectadas pelo novo coronavírus cresceram consideravelmente em Barroso: a elevação foi de mais de 420%. De acordo com a secretária de Saúde do município, Sandra Dutra, a alta nos números se deve ao aumento da testagem. 

No primeiro dia do mês, Barroso registrava 14 pessoas com Covid-19, já nesta terça-feira (22), são 82 pessoas infectadas. O maior problema no combate à pandemia no município, tem sido manter o distanciamento. “Não só Barroso, mas todos os demais municípios têm a enorme dificuldade de fazer com que parte da população entenda a necessidade do isolamento social”, diz Sandra Dutra.

Falta de isolamento

Faz parte do “jeitinho mineiro”, principalmente em cidades do interior, sentar na calçada para conversar com o vizinho ou ver as crianças brincando na rua. Em Barroso não é diferente, mas até mesmo isso pode ser um fator de risco e contribuir para o aumento dos casos de Covid. 

A cidade tem casos de aglomeração esporádicos, como indica a secretária de Saúde. De acordo com ela, a Prefeitura tem feito um trabalho grande de orientação das pessoas. A maior parte das denúncias que chegam são relacionadas a bares, festas particulares e igrejas. 

Barroso está na “onda branca” do programa “Minas Consciente – Retomando a economia do jeito certo”, na qual não está liberado o funcionamento de cultos religiosos; a administração municipal manteve a proibição. Porém, a aglomeração em igrejas tem sido um problema.

“Estamos tendo constantes denúncias de igrejas funcionando, mas sem autorização do município. O setor de Vigilância Epidemiológica já está atuando nessa questão”, diz Sandra Dutra. 

Testagem

Segundo a secretária de Saúde, o crescimento considerável dos casos confirmados de Covid-19 em Barroso se deve ao aumento do número de testes realizados. De acordo com ela, a afirmação é feita de forma “unânime” pela equipe do Setor de Vigilância Epidemiológica da cidade. 

“Uma empresa decidiu testar todos os seus operários e teve como resultado 14 positivados. Temos uma grande indústria cimenteira no município, que está promovendo uma parada de forno para manutenção de seus equipamentos e como protocolo exigiu que todos os serviços terceirizados testassem os funcionários que fossem trabalhar na parada”, explica. 

Ela ainda lembra que Barroso é uma cidade pequena, com cerca de 20 mil habitantes e que grande parte da economia é voltada para o setor industrial. Sendo assim, muitos moradores trabalham nas indústrias e estão sendo testados pelas empresas. “A maioria dos positivados atualmente são trabalhadores e seus familiares”, completa.

Medidas

Mesmo com o aumento repentino de pessoas infectadas pelo novo coronavírus em Barroso, nenhum óbito foi registrado na cidade. Sandra Dutra enfatiza que todos os pacientes que necessitaram de internação hospitalar foram curados. 

De acordo com boletim epidemiológico do município, xx pessoas são consideradas recuperadas da Covid-19. Além disso, o nível de ocupação dos hospitais se mantém baixo,  “embora tenhamos 14 leitos clínicos COVID, atualmente só temos um paciente internado”, diz a secretária. 

A fiscalização municipal, com o apoio da Polícia Militar, também tem sido um fator no qual a Prefeitura tem investido para conter o vírus. “Mesmo assim, não posso negar a enorme dificuldade que temos em fazer as pessoas ficarem em casa”, completa Sandra Dutra. 

Segundo ela, a orientação à população tem sido feita por todos os setores da secretaria de Saúde, principalmente a Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica, a Estratégia de Saúde da Família. Além disso, também têm sido veiculadas propagandas nos meios de comunicação.

Outra medida foi a implementação de uma barreira sanitária na entrada de Barroso para orientar os viajantes. “Todos os carros advindos de outros municípios são parados e a temperatura dos passageiros é aferida”, explica a secretária de Saúde. Caso alguma alteração seja constatada, a pessoa é encaminhada ao hospital municipal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui