

Redação
Notícias Gerais
A Escola Municipal Arthur Napoleão é a principal instituição da rede municipal de ensino de Barroso, atendendo 221 alunos da área central e bairros adjacentes da cidade. Em 2017, estava prevista uma ampliação da escola, com construção de área de recreação, anfiteatro e refeitório.
No entanto, ao assumir a administração do município, o prefeito Reinaldo Fonseca identificou que o projeto deixaria de lado as principais necessidades dos alunos, que seriam as salas de aula.
Como a obra seria realizada com recursos próprios, foi solicitada a alteração no projeto, que contemplou a construção de quatro salas de aula novas e a reforma de outras quatro no mesmo bloco, além da construção de um refeitório e da área de recreação, no primeiro piso.
“Não fazia sentido nós construirmos um anfiteatro e deixarmos os alunos estudando em salas de aula precárias, como estavam as instalações do prédio”, afirma o prefeito.
Durante uma reunião com os pais dos alunos para apresentação do novo projeto, inclusive ocorreu um alagamento no térreo do prédio, devido a chuva que caiu naquele momento, obrigando os participantes a subirem em cadeiras e bancos para não se molharem.
Com o início das obras, os alunos migraram para as instalações de outro prédio, onde funciona a Escola Municipal Beija-Flor, com salas de aula bem amplas, que conseguiram atender às necessidades dos alunos de maneira provisória.
A ampliação e construção das novas instalações custaram aos cofres do município mais de R$ 1 milhão. O restante do antigo bloco, que também estava em situação precária, com infiltrações, instalações inadequadas e sem condições de acessibilidade, e que também não seria contemplado pelo antigo projeto, também teve sua reforma iniciada, com um orçamento de aproximadamente R$ 200 mil.
Dessa forma, serão contempladas mais seis salas, que poderão ser utilizadas para aulas, secretaria, setor administrativo e biblioteca, de acordo com a demanda.
“É muito gratificante para mim, como professor que sou, ver essa escola, onde também estudei durante minha infância, receber essa ampliação e reforma, proporcionando conforto, comodidade e as melhores condições para nossos alunos, que certamente irão amar a nova escola quando puderem retornar às aulas”, disse o prefeito.
Ele lembra que sua administração enfrentou muitas dificuldades. Por isso, comemora o resultado. “Pegamos uma prefeitura endividada, sofremos retenção dos nossos recursos pelo Governo do Estado, mas graças a Deus e com muita austeridade conseguimos superar e, após o fim da pandemia, poderemos receber novamente nossos alunos de braços abertos”, destaca.
Ainda de acordo com o prefeito, é preciso haver seriedade e sensibilidade na gestão dos recursos públicos, uma vez que o projeto antigo da obra não atenderia às necessidades básicas dos alunos.