Início Vídeos CIDADE DOS SINOS: REPIQUE FESTIVO EM HOMENAGEM À VIRGEM DO CARMO ESPALHA...

CIDADE DOS SINOS: REPIQUE FESTIVO EM HOMENAGEM À VIRGEM DO CARMO ESPALHA ALEGRIA EM SJDR

Najla Passos
Notícias Gerais

Nesta quarta (15), véspera do dia da Nossa Senhora do Monte Carmelo, a virgem do Carmo, os sinos da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em São João del-Rei, anunciaram a festa em homenagem à padroeira com uma batida diferente, que encantou a “Cidade dos Sinos”.

Segundo o coveiro, sacristão e sineiro, Paulo Ricardo, trata-se da batida conhecida como “tencão festivo”, que dura de 30 minutos a uma hora. “É um som bonito, festivo, executado só nos dias da festa da padroeira”, explica ele.

O repique alegre foi ouvido por toda São João del-Rei e atraiu para as portas da Igreja do Carmo aprendizes de sineiros que queriam aprender a batida irreverente, que escancara as influências africanas na linguagem dos sinos da cidade colonial.

O coveiro, sineiro e sacristão Paulo Ricardo. Foto: Najla Passos

De acordo com Paulo Ricardo, a festa deste ano tem como tema “Maria Santíssima, esperança da Igreja que caminha para Deus”. Desde o dia 7 tem mantido uma programação diária de recitação do santo terço, seguida de missa e novena, a partir das 18h.

Nesta quarta (15), além da programação regular, haverá também a coração da Virgem do Carmo. A cerimônia, realizada após a novena, ocorre ao som de uma outra batida especial dos sinos: o doble festivo que, conforme o sineiro, é usado nos dias de comemorações.  

Imagem de Nossa Senhora do Carmo, do século 18, usada para a cerimônia de coroação da padroeira. Foto: Najla Passos

Dia da Virgem do Carmo

Nesta quinta (16), dia dedicado à Virgem do Carmo, a programação começa cedo, às 7h, com transmissão de missa, seguida da transladação do Santíssimo para a capela, onde ficará exposto para adoração dos fiéis até as 17h.

Nas visitas, serão respeitadas as normas de distanciamento e uso de máscaras, previstas para prevenção à Covid-19. Às 18h haverá transmissão da missa solene e ‘Te Deum Laudamos’. As pregações ficarão a cargo dos padres da Paróquia do Pilar.

As celebrações podem ser acompanhadas pela internet através das mídias sociais da Ordem Terceira: o Facebook\Ordem Carmelitana e o YouTube /Ordem Carmelitana.

Altar da Igreja Nossa Senhora do Carmo, com a imagem da santa esculpida em madeira maciça, que pesa 260 quilos. Foto: Najla Passos

História

Conforme a Diocese de São João del-Rei, a devoção à Nossa Senhora do Carmo teve origem no século XII, quando um grupo de eremitas começou a se formar no monte Carmelo, na Palestina, a chamada Terra Santa, iniciando um estilo de vida simples e pobre, ao lado da fonte de Elias – prática que se estendeu ao mundo todo.

A palavra Carmo corresponde ao Monte do Carmo ou Monte Carmelo, em Israel, onde o profeta Elias se refugiou. A palavra carmo ou carmelo significa jardim.

1 COMENTÁRIO

  1. LINNNNNNNNDAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!
    SALVE RAINHA!
    SALVE O CARMELO BENDITO!

    Pedimos, Soberana Rainha, interceda a Deus, pelo fim da peste chinesa, abençoando os Cientistas, para que possamos ter o remédio eficaz ou vacinas, para exterminar o vírus maldito.
    Sairemos na Procissão, louvando sua poderosa intercessão, Mãe Amável, Mãe admirável, Saúde dos Enfermos.
    Rogai por nós, Sagrada Filha de Deus Pai, Honrada Mãe de Deus Filho, Honrada Esposa do Espírito Santo, Bendito Sacrário da SS.Trindade.
    Santo Pai, Profeta Elias, rogai por nós, pelo Brasil, pelo mundo inteiro, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.
    Abençoa os Sacerdotes, junto com as Veneráveis Ordens Terceiras e Confrarias do Carmelo, devotos, on line, rezamos juntos. Hinos, os grupos de CORAIS, os SINEIROS!!! Belíssima celebração. Confortando todos.
    Abençoa a Corporação BOMBEIROS, todos os militares, famílias, cooperando no isolamento domiciliar.
    Nossa gratidão!

    Às almas, ungi todas com o vosso Amor!
    Salve Maria!
    Amém.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui