

Caroline Santos Teixeira
Notícias Gerais
Destinado para pessoas com a doença celíaca, o “Não Contém Glúten” aborda questões enfrentadas pelos intolerantes à substância. Agora, a idealizadora do projeto, Ketleen Formigon, lança uma publicação no qual reúne dicas de como os parentes e amigos devem tratar uma pessoa intolerante ao glúten durante a ceia de Natal.
A ideia do e-book surgiu após um trabalho da faculdade. Na ocasião, ela foi questionada pelos colegas sobre a inclusão dos celíacos nas festas de fim de ano: “existe muita exclusão, não só alimentar, mas social, em confraternizações. Isso de forma geral. Mas como o Natal é uma data que representa estar com as pessoas, que a gente ama, sentadas à mesa, isso é muito mais forte”, comenta.
Na tentativa de melhorar esse cenário, Ketleen, com a colaboração de outros membros do “Não Contém Glúten”, começou a trabalhar na ideia do livro digital.
A idealizadora do projeto revela que o processo de escrita foi realizado por profissionais especialistas no tema: “eu chamei a Raquel Benatti, pesquisadora na área há 16 anos; a Dinadeia, que é uma psicóloga e ela é celíaca, e a Micheline, que é nutricionista e também é celíaca. A partir da organização que eu passei para elas, elas separaram o conteúdo de cada uma”.
Já os colaboradores do projeto ficaram responsabilizados pela elaboração e a produção do e-book. Ketleen afirma que o “Não Contém Glúten” pensou em uma campanha de Natal dos celíacos e que a cartilha on-line era uma dessas iniciativas.


O e-book contém explicações sobre o que é a doença celíaca, além de dicas e receitas para este público. Ketleen ressalta que o livro foi pensado com uma linguagem mais simples: “a gente vai falar para um público que não é celíaco”. Após três meses de planejamento, o e-book foi lançado, recentemente, no site oficial do projeto.
Em relação a recepção do e-book, Ketleen Formigon sinaliza estar positivamente surpresa com o retorno do público: “(a aceitação do público) está sendo super positiva, mais do que eu estava achando que seria. superou as nossas expectativas. Em 24 horas, a gente tinha cerca de 400 downloads. Estou recebendo muitas mensagens agradecendo”, salienta.
Relembre
Buscando conscientizar os portadores da doença, Ketleen Formigon dá informações sobre o diagnóstico, o tratamento e o cotidiano dos celíacos através do site https://naocontemglutendoc.com/.
Em julho deste ano, Ketleen deu uma entrevista ao Notícias Gerais, em que falou mais sobre o projeto.